Invasão de piranhas-vermelhas pode caracterizar situação de emergência
Defesa Civil de Cachoeira do Sul vai auxiliar na pesquisa da incidência das palometas no Rio Jacuí

A infestação de piranhas-vermelhas (palometas) no Rio Jacuí, em uma extensão de 150 quilômetros entre Cachoeira do Sul e São Jerônimo, pode caracterizar situação de emergência, de acordo com o coordenador da Defesa Civil de Cachoeira do Sul, Edson das Neves Júnior, com base na Classificação Brasileira de Desastres (Cobrade).
Segundo Neves, a Defesa Civil de Cachoeira do Sul vai auxiliar na pesquisa preparada pelo Ibama e pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) para avaliar a incidência das palometas no Rio Jacuí.
Ele explica que, de acordo com a Classificação Brasileira de Desastres, o aparecimento de espécies invasoras pode caracterizar uma situação de emergência, quando “infestações por animais que alterem o equilíbrio ecológico de uma região, bacia hidrográfica ou bioma afetado por suas ações predatórias”.
______________
LEIA TAMBÉM
‘É muito difícil reverter uma invasão biológica’, diz Ibama sobre aumento de piranhas no Jacuí
Ibama abre canal online para registro de aparecimento de piranhas no Rio Jacuí
Piranhas-vermelhas são encontradas no Rio Taquari, em Triunfo
Piranhas surgem no Rio Jacuí e autoridades temem chegada ao Guaíba
______________
Com base nesta previsão legal, a Defesa Civil de Cachoeira do Sul passará a monitorar o evento para buscar dados quanto a possíveis danos humanos, ambientais e econômicos. A equipe vai levar o formulário aos pescadores de Cachoeira do Sul (de forma física) e depois passará para a forma on-line.
- É possível que os pescadores tenham dificuldade de preencher este formulário. Por isso vamos auxiliar nesta etapa – disse Neves à Rádio Fandango, de Cachoeira do Sul.
A invasão de piranhas-vermelhas está causando graves prejuízos aos pescadores artesanais de toda a região atingida. A decretação de situação de emergência tem o objetivo de estabelecer uma situação jurídica especial a fim de facilitar a gestão administrativa pública para a execução de ações de socorro e assistência humanitária à população afetada.
Entre para o grupo do Portal de Notícias no Telegram e receba notícias da região
COMENTÁRIOS