Ibama abre canal online para registro de aparecimento de piranhas no Rio Jacuí
Relatos apontam que os animais aparecem com mais frequência entre Cachoeira do Sul e General Câmara

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) disponibiliza um canal online para registro do aparecimento de piranhas-vermelhas – as palometas - nas águas do Rio Jacuí. O órgão coordena a frente técnica que busca identificar locais de aparecimento da espécie Serrasalmus maculatus. As ocorrências podem ser encaminhadas por meio deste link, que o usuário pode acessar através de uma conta no Google.
Os relatos até agora indicam a presença das palometas entre Cachoeira do Sul e General Câmara, no Rio Jacuí, e mais recentemente também entre Bom Retiro do Sul e Triunfo, no Rio Taquari. Os animais já causam grandes prejuízos à pesca artesanal no Jacuí.
Em General Câmara, a Secretaria de Meio Ambiente está pedindo a contribuição da população ribeirinha no monitoramento das áreas invadidas pela espécie. Por isso, se algum pescador encontrar ou tiver contato com palometas, a orientação é que entre em contato com a Secretaria de Meio Ambiente pelo WhatsApp (51) 99942-1319 ou pelo telefone (51) 3655-1399, ramal 204.
Também chamadas de palometas, as piranhas-vermelhas de água doce têm origem na bacia do Rio Uruguai. De acordo com o diretor do Instituto do Meio Ambiente da PUCRS, professor Nelson Fontoura, é provável que esses peixes tenham ingressado no Estado pela confluência dos rios Vacacaí e Ibicuí, onde se encontram as bacias do Uruguai e do Jacuí.
Entre para o grupo do Portal de Notícias no Telegram e receba notícias da região
COMENTÁRIOS