Seja bem-vindo
São Jerônimo, RS,15/07/2025

  • A +
  • A -
Publicidade

Governo Trump faz nova ameaça ao Brasil e diz acompanhar 'de perto' situação de Bolsonaro

Subsecretário dos EUA afirma que sobretaxa é resposta a ações de Lula e Moraes contra Bolsonaro; governo brasileiro articula reação

Reprodução / Facebook / Donald J. Trump
Governo Trump faz nova ameaça ao Brasil e diz acompanhar 'de perto' situação de Bolsonaro Donald Trump
Publicidade

O governo dos Estados Unidos voltou a aumentar a pressão sobre o Brasil nesta segunda-feira (14/07), ao afirmar que a tarifa de 50% sobre produtos brasileiros anunciada pelo presidente Donald Trump tem motivação política. O subsecretário de Diplomacia Pública, Darren Beattie, publicou em uma conta oficial no X (antigo Twitter) que a medida é uma “consequência há muito esperada” pelas supostas ações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), contra o ex-presidente Jair Bolsonaro.

Publicidade

A publicação ocorre no mesmo dia em que a Procuradoria-Geral da República apresentou as alegações finais no processo que tem Bolsonaro como réu por tentativa de golpe de Estado, em tramitação no STF. A ação penal se aproxima da fase de julgamento.

Beattie acusou o governo brasileiro de atentar contra a liberdade de expressão e classificou como “vergonhosos” os processos contra Bolsonaro, afirmando que os Estados Unidos “acompanharão de perto” os desdobramentos no Brasil. O comunicado foi replicado pela página oficial da embaixada dos EUA no Brasil, ampliando a repercussão diplomática da declaração.

Na semana passada, Trump já havia anunciado a nova tarifa, que passa a valer em 1º de agosto. A justificativa apresentada incluiu alegações falsas sobre o comércio entre os países e supostos déficits com o Brasil. Segundo dados oficiais, os Estados Unidos exportam mais do que importam para o Brasil desde 2009. Apesar disso, o texto enviado por Trump ao governo brasileiro mistura argumentos comerciais e acusações de perseguição política, mencionando diretamente o julgamento de Bolsonaro, classificado como “caça às bruxas”.

Diante da escalada de tensão, o governo brasileiro iniciou articulações para responder ao tarifaço. O presidente Lula assinou um decreto regulamentando a Lei de Reciprocidade, mecanismo legal que permite retaliações comerciais. Além disso, foi montado um comitê interministerial, liderado pelo vice-presidente e ministro da Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin, para avaliar medidas de resposta.

Entidades da indústria e da agropecuária brasileiras reagiram com preocupação à nova tarifa. A Confederação Nacional da Indústria (CNI) afirmou que a medida ameaça empregos e não encontra respaldo econômico. Setores ligados ao agronegócio também alertam para perdas significativas com o bloqueio ao mercado norte-americano.

Enquanto isso, o contexto político se intensifica com o envolvimento de nomes ligados à direita brasileira na crise. O blogueiro Paulo Figueiredo, próximo da família Bolsonaro, criticou tentativas de negociação lideradas pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, que busca alternativas para reverter ou adiar o impacto das tarifas. Segundo Figueiredo, tais esforços atrapalhariam possíveis acordos para obter anistia aos envolvidos nos atos de 8 de janeiro.

Nos bastidores diplomáticos, a medida é vista como um endurecimento da retórica trumpista em ano eleitoral, com o ex-presidente dos EUA usando a política externa para reforçar sua base conservadora e defender aliados ideológicos no exterior. Já o STF, por meio de seu presidente, ministro Luís Roberto Barroso, defendeu a autonomia do Judiciário brasileiro e classificou como inaceitáveis as interferências externas.

As próximas semanas serão decisivas tanto na frente diplomática quanto na judicial, com possíveis consequências para as relações comerciais entre os dois países.


Publicidade



COMENTÁRIOS

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.