Seja bem-vindo
São Jerônimo, RS,16/07/2025

  • A +
  • A -
Publicidade

Piranhas-vermelhas são encontradas no Rio Taquari, em Triunfo

Pescadora localizou palometas presas a redes de pesca na prainha da Olaria

Alex Azeredo / Reprodução Facebook
Piranhas-vermelhas são encontradas no Rio Taquari, em Triunfo Pescadora encontrou palometas presas a redes de pesca
Publicidade

Na manhã desta quarta-feira (28/04), palometas – ou piranhas-vermelhas – foram localizadas no Rio Taquari pela pescadora Cleuza Maria Santiago de Souza, presas a redes de pesca na prainha do bairro Olaria, em Triunfo. Segundo ela, esta é a primeira vez que a espécie é encontrada no município.
Presentes no Rio Jacuí há cerca de três meses, entre Cachoeira do Sul e General Câmara, há duas semanas exemplares da espécie predadora já haviam sido encontrados também por pescadores no Taquari, em Bom Retiro do Sul.
_______________
LEIA TAMBÉM
Invasão de palometas no Rio Jacuí mobiliza órgãos públicos no RS
Pescador localiza piranhas-vermelhas no Rio Taquari
Piranhas surgem no Rio Jacuí e autoridades temem chegada ao Guaíba
______________
A presença desta espécie no manancial pode causar desequilíbrio ambiental. As piranhas-vermelhas de água doce têm origem na bacia do Rio Uruguai e é provável que tenham ingressado no Estado pela confluência dos rios Vacacaí e Ibicuí, onde se encontram as bacias do Uruguai e do Jacuí. Além de consumir os demais peixes, elas podem atacar humanos, sobretudo houver algum ferimento ou presença de sangue. A falta de predadores naturais, como o peixe dourado, contribui para a proliferação das palometas.

Mobilização

A proliferação de piranhas-vermelhas nos Rios Jacuí e Taquari preocupa autoridades e pescadores da região. O problema foi levado ao conhecimento da Secretaria de Pesca e Aquicultura do Ministério da Agricultura. Em uma reunião realizada na segunda-feira (26/04), buscavam-se alternativas às famílias que têm na atividade a fonte de sustento.
Outra frente de ação busca ajuda financeira aos pescadores atingidos. O deputado federal Jerônimo Goergen (PP), que articulou o encontro com a Secretaria de Pesca, diz que teria de ser um auxílio especial, algo semelhante ao adotado quando dos episódios de manchas de óleo. Para isso, a associação de pescadores deve fazer um levantamento de quem foi atingido pelo problema.
A Secretaria Estadual de Meio Ambiente auxilia o Ibama no trabalho de identificação de focos e sugestão de formas de controle. A pasta de Desenvolvimento Econômico e Turismo também monitora o assunto pelo peso do Rio Jacuí na economia da região, observa o titular Edson Brum.
A invasão das palometas será o tema de audiência pública estadual, no dia 6 de maio. O evento foi aprovado pela Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado Adolfo Brito. Segundo ele, o pedido foi feito pela Câmara Municipal de Vereadores de Sobradinho com relatos que pescadores da região Central, preocupados com a situação e que pedem medidas para resolver a questão.

Com informações da página Alex Azeredo Estação de Rádio

Entre para o grupo do Portal de Notícias no Telegram e receba notícias da região

Publicidade

Publicidade



COMENTÁRIOS

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.