Frente fria pode provocar chuva forte e temporais em parte do RS nesta quarta-feira
Dois alertas do Inmet estão em vigor; previsão inclui descargas elétricas, ventos fortes e queda de temperatura

O Rio Grande do Sul começa a quarta-feira (16/07) com tempo quente e estável, mas uma mudança significativa no clima está prevista para o fim do dia. Uma frente fria avança pelo Estado, trazendo instabilidade, pancadas de chuva e risco de temporais, especialmente nas regiões Oeste, Centro, Sul e parte do Norte.
A previsão aponta que a chuva deve iniciar pela região de fronteira com o Uruguai e se espalhar pelas demais áreas ao longo do dia. Segundo dados da Climatempo, há chance de formação de cerração nas regiões Metropolitana, Central, Sul e dos Vales nas primeiras horas da manhã.
Com o avanço da frente fria, são esperadas chuvas de moderada a forte intensidade, com possibilidade de descargas elétricas e granizo isolado nas regiões Oeste, Campanha, Missões, Sul, Litoral Médio e em pontos isolados entre o Noroeste e a região Central. Além disso, a presença de uma área de baixa pressão pode gerar rajadas de vento de até 60 km/h, independentemente da ocorrência de chuva.
Na Região Carbonífera, a previsão é de sol com muitas nuvens durante o dia e períodos de céu nublado. Noite com muitas nuvens. As temperaturas variam entre 11°C e 22°C. Na Região Metropolitana, o dia será de sol e períodos de céu nublado. Noite com muitas nuvens. Em Porto Alegre, a mínima será de 13ºC e a máxima, de 25ºC.
Alertas meteorológicos
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mantém dois alertas vigentes para o Estado:
- Chuva intensa – perigo potencial: válido das 13h de quarta até as 9h de quinta-feira (17/07), alerta para acumulados entre 20 e 30 mm por hora ou até 50 mm no dia, com ventos fortes. Abrange as regiões Sul, Centro, parte do Norte e Metropolitana.
- Tempestade – perigo: com início ao meio-dia de quarta e término às 5h de quinta, o aviso aponta para volumes entre 30 e 60 mm por hora ou até 100 mm no dia, além de rajadas de vento intensas e possibilidade de granizo, principalmente nas regiões Oeste e parte do Centro.
Na quinta-feira (17/07), a instabilidade deve se intensificar com a formação de um ciclone sobre o oceano. Há previsão de chuvas moderadas a fortes com raios nas regiões Noroeste, Norte, Central, Metropolitana, Serra, Sul e Litoral. Os ventos também ganham força, com rajadas entre 51 e 70 km/h. Em áreas próximas à Costa Doce e ao Litoral, as rajadas podem chegar a 80 km/h.
Para o fim de semana, a tendência é de tempo seco, mas com a entrada do ar frio associada à frente, as temperaturas devem despencar, marcando o retorno do frio intenso ao Estado.
COMENTÁRIOS