Seja bem-vindo
São Jerônimo, RS,16/07/2025

  • A +
  • A -
Publicidade

Horário de verão pode ser adotado em 2025 para reforçar sistema elétrico, aponta ONS

Operador Nacional do Sistema avalia medida para enfrentar déficit de potência e evitar riscos no fornecimento de energia

Bete Santos / Ascom PR
Horário de verão pode ser adotado em 2025 para reforçar sistema elétrico, aponta ONS Operador Nacional do Sistema avalia medida para enfrentar déficit de potência e evitar riscos no fornecimento de energia
Publicidade

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) avalia recomendar ao governo a retomada do horário de verão ainda este ano como forma de reforçar a capacidade de atendimento à demanda de energia no horário de pico. A medida poderia representar um acréscimo de pelo menos 2 gigawatts (GW) no Sistema Interligado Nacional (SIN). A decisão precisa ser tomada até agosto, já que a implementação exige ao menos três meses de antecedência. As informações são do Estadão.

Publicidade

O alerta consta no Plano de Operação Energética (PEN) para o período de 2025 a 2029, que confirmou o diagnóstico de déficit de potência observado em avaliações anteriores e aponta um agravamento da situação. De acordo com o ONS, o sistema elétrico nacional apresenta atualmente uma sobreoferta de energia, mas sem garantia de atendimento da demanda nos horários de maior consumo, especialmente no período noturno.

A situação se torna mais crítica diante da ausência de novos leilões para contratação de energia neste ano, apesar das recomendações feitas desde 2021 para que fossem realizados anualmente. Como resposta, o governo tem antecipado a entrada de projetos contratados no Leilão de Reserva de Capacidade (LRCAP) de 2021 e ampliado o uso de termelétricas. Também está prevista a possibilidade de importação de até 2,5 GW de energia de países vizinhos.

Outro recurso que pode ser utilizado é a chamada “resposta da demanda”, com a contratação de grandes consumidores para reduzir o uso de energia em horários de pico mediante compensação financeira. Os resultados desse mecanismo serão conhecidos no dia 16 de julho. No ano passado, a medida representou uma economia de apenas 100 megawatts (MW).

O crescimento da geração de energia no país tem sido puxado principalmente pela fonte solar, que não contribui com potência à noite. A previsão para os próximos anos indica uma expansão da mini e microgeração solar de 35 GW para 64 GW, enquanto a geração solar centralizada deve passar de 16,5 GW para 24 GW. Já a energia eólica deve crescer de 32,5 GW para 36 GW. Mesmo com esse aumento, o problema da oferta de potência permanece, já que essas fontes não suprem a demanda noturna.

Caso as chuvas atrasem mais uma vez em 2025, os meses de outubro e novembro devem ser os mais críticos. Nesse cenário, o ONS defende que um novo leilão de reserva de capacidade seja realizado o quanto antes, com foco em atender as necessidades previstas para 2026.

O PEN indica que já não há tempo hábil para novas contratações com impacto no fornecimento de 2025. Assim, a possível adoção do horário de verão surge como uma das poucas alternativas imediatas para mitigar o risco de desabastecimento nos momentos de maior consumo.


Publicidade



COMENTÁRIOS

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.