Seja bem-vindo
São Jerônimo, RS,16/07/2025

  • A +
  • A -
Publicidade

Trump defende Bolsonaro e provoca reação do governo brasileiro

“O tempo em que o Brasil foi subserviente aos EUA foi o tempo de Bolsonaro, que batia continência para sua bandeira e não defendia os interesses nacionais”, escreveu Gleisi Hoffmann

MRI / PR
Trump defende Bolsonaro e provoca reação do governo brasileiro Trump defende Bolsonaro e provoca reação do governo brasileiro
Publicidade

O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a causar repercussão internacional ao defender publicamente Jair Bolsonaro (PL) e criticar o sistema judiciário brasileiro. Em publicação feita nesta segunda-feira (7/07), na rede Truth Social, controlada por uma de suas empresas, Trump classificou como "terrível" o tratamento dado ao ex-presidente do Brasil e afirmou que o julgamento de Bolsonaro representa uma “caça às bruxas”.

Publicidade

“Jair Bolsonaro não é culpado de nada, exceto por lutar pelo povo”, escreveu Trump. “ Conheci Bolsonaro, ele foi um líder forte, que realmente amava seu país e era um negociador muito duro em comércio”.

A fala ocorre no momento em que Bolsonaro responde a processos por sua participação na tentativa de golpe de Estado em 8 de janeiro de 2023 e por ataques ao sistema eleitoral brasileiro. Trump comparou o caso ao seu próprio histórico judicial, no qual enfrenta múltiplas ações nos Estados Unidos, e sugeriu motivação política por trás das acusações ao aliado.

“Isso não é nada mais, nada menos, do que um ataque a um oponente político. Aconteceu comigo, vezes dez. Estou acompanhando de perto o que estão fazendo com Bolsonaro, sua família e apoiadores. O único julgamento que deveria ocorrer é nas urnas” — concluiu Trump, com o apelo: “Deixem Bolsonaro em paz”.

Resposta do governo brasileiro

A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, rebateu duramente as declarações de Trump, destacando que o Brasil é um país soberano e que cumpre o devido processo legal.

“O tempo em que o Brasil foi subserviente aos EUA foi o tempo de Bolsonaro, que batia continência para sua bandeira e não defendia os interesses nacionais”, escreveu a ministra nas redes sociais.

Gleisi também criticou a tentativa de interferência internacional no sistema judiciário brasileiro:

“Trump está equivocado se pensa que pode interferir no processo judicial brasileiro. Bolsonaro responde pelos crimes que cometeu contra a democracia e o processo eleitoral. O presidente dos EUA deveria cuidar de seus próprios problemas e respeitar a soberania do Brasil e de nosso Judiciário”.

Tensão internacional

As declarações de Trump vêm em meio à cúpula do Brics em Salvador, sob presidência de Luiz Inácio Lula da Silva. Recentemente, o ex-presidente americano também fez ameaças a países alinhados às “políticas antiamericanas” do bloco, aumentando a tensão diplomática com o Brasil e outras nações emergentes.

Enquanto isso, Bolsonaro segue sob investigação e com os direitos políticos suspensos até 2030, por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), devido à sua conduta nas eleições de 2022. Seus aliados afirmam que o julgamento tem motivação política, tese agora reforçada por Trump. O governo brasileiro, por outro lado, insiste na legalidade e transparência do processo.


Publicidade



COMENTÁRIOS

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.