Seja bem-vindo
São Jerônimo, RS,16/07/2025

  • A +
  • A -
Publicidade

Pneus em mau estado: motorista está sujeito à multa e pontos na CNH

Saiba quando é a hora certa de trocar os pneus do seu veículo

Divulgação
Pneus em mau estado: motorista está sujeito à multa e pontos na CNH Indicador TWI: à esquerda, pneus em condições de uso. À direita, pneus desgastados
Publicidade

A maioria dos motoristas se revolta ao receber uma multa e levar pontos na CNH por infrações cometidas no trânsito. As situações são muito diversas, assim como as justificativas. De qualquer modo, caso a penalidade seja aplicada injustamente, o motorista ainda tem o direito de provar a sua inocência entrando com recurso e solicitando a anulação da multa. Porém, os casos nos quais não houve a infração são, infelizmente, minoria. É, para dizer o mínimo, intrigante o fato de a legislação precisar intervir para que o cidadão garanta a sua própria segurança no trânsito. Isso significa que a negligência reina nas ruas e rodovias brasileiras, bem como o pensamento de que um acidente só pode acontecer com o outro.

Publicidade

Risco de multa


Nesse contexto, há muitas normas que ainda são desconhecidas por boa parte dos motoristas. Um exemplo clássico é a inconformidade ao ser penalizado por trafegar com os pneus carecas e desalinhados. Embora não haja uma norma específica para a condição dos pneus, o inciso XVIII do artigo 230 da lei nº 9.503 de 23 de setembro de 1997 (CTB) define que conduzir o veículo em mau estado de conservação, comprometendo a segurança, ou reprovado na avaliação de segurança e de emissão de poluentes e ruído, prevista no art. 104 é infração grave, penalizada com multa e retenção do veículo para regularização. Atualmente, a multa é de R$ 195,23 e o motorista ainda leva 5 pontos na CNH.


Quando trocar


Ter "pneus carecas" significa que a banda de rodagem, que é a parte do pneu que fica em contato direto com o solo, já está desgastada a ponto de estar lisa. Existem sulcos na banda de rodagem que garantem uma maior aderência do pneu com o asfalto, permitindo um maior controle do automóvel, evitando que derrape. De acordo com os fabricantes, para saber se os pneus de um automóvel já estão desgastados e oferecendo risco de acidentes, basta verificar os indicadores de desgaste TWI (Tread Wear Indicator). O indicador TWI são filetes de borracha entre os sulcos e, quando esses filetes começam a aproximar-se da superfície do pneu, significa que há muito desgaste. Caso os sulcos tenham uma profundidade inferior a 1,6 mm na banda de rodagem, é hora de trocá-los.


Porém, já foi comprovado que pneus que atingem o indicador TWI apresentam grande ineficiência em relação a aderência e aquaplanagem, provocando uma alta exposição do usuário deste veículo a acidentes. Para evitar surpresas, sustos ou riscos, a recomendação é que os pneus de passeio sejam substituídos com 3,0 mm de borracha considerando o ponto mais baixo (gasto), pois não oferecem mais segurança ao motorista e sua família. Já para os pneus de pick-ups, a recomendação é que sejam substituídos com 5,0 mm de borracha.


 


Mas é bom lembrar, também, que a troca do pneu só estará vinculada ao TWI se o pneu estiver em boas condições. Bolhas, cortes ou desgastes irregulares também podem condenar o pneu. Se houver algum desses defeitos, mesmo que a banda de rodagem não tenha atingido a profundidade mínima, o pneu deve ser substituído por outro novo, nas mesmas medidas indicada pelo fabricante do veículo.


Publicidade



COMENTÁRIOS

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.