Grêmio vence o Bahia e deixa a zona de rebaixamento
Braithwaite marca o gol da vitória na Arena e time encerra sequência negativa no Brasileirão

O Grêmio venceu o Bahia por 1 a 0 na manhã deste domingo (25/05), na Arena, pela 10ª rodada do Campeonato Brasileiro. O único gol da partida foi marcado por Braithwaite, em cobrança de pênalti polêmico no segundo tempo. Com o resultado, o Tricolor gaúcho deixou a zona de rebaixamento e subiu, provisoriamente, para a 12ª posição. Já o Bahia permaneceu com 15 pontos e caiu para o 7º lugar.
Bahia domina o primeiro tempo
O Grêmio começou pressionado pelos protestos da torcida e tentou adotar uma postura mais agressiva, com marcação alta. No entanto, foi o Bahia quem controlou a maior parte do primeiro tempo, criando as melhores oportunidades.
David Duarte, Lucho Rodríguez e Cauly desperdiçaram boas chances de abrir o placar. Aos 28 minutos, após rebote de Volpi em cobrança de falta, David Duarte teve a melhor chance, mas finalizou por cima. A única boa chegada do Grêmio veio aos 36, em chute de Braithwaite após cruzamento de Cristian Olivera.
Segundo tempo marcado por pênalti decisivo
Na volta do intervalo, Mano Menezes colocou Pavon em campo e o Grêmio melhorou ofensivamente. Aos 8 minutos, Cristaldo encontrou Braithwaite, que caiu após dividida com o goleiro Marcos Felipe. O árbitro Bruno Arleu de Araújo assinalou pênalti, manteve a decisão após revisão no VAR, e Braithwaite converteu: 1 a 0.
Atrás no placar, o Bahia partiu para o ataque. Volpi fez bela defesa em cobrança de falta de Lucho Rodríguez e viu Erick Pulga e Luciano Juba levarem perigo em duas finalizações. Nos minutos finais, o Tricolor se fechou, resistiu à pressão e garantiu os três pontos, encerrando uma sequência de seis partidas sem vencer.
Na próxima rodada, o Grêmio enfrenta o Juventude, em Caxias do Sul. O Bahia, por sua vez, recebe o São Paulo, em Salvador.
Brasileirão — 10ª rodada — 25/5/2025
Grêmio (1) - Tiago Volpi; João Pedro (Ronald, 22'/1ºT), Wagner Leonardo, Kannemann e Marlon; Dodi, Villasanti, Cristaldo; Cristian Olivera (Aravena, 33'/2ºT), Amuzu e Braithwaite (Arezo, 33'/2ºT). Técnico: Mano Menezes
Bahia (0) - Marcos Felipe; Gilberto (Santiago Arias, 39'/2ºT), David Duarte, Ramos Mingo e Luciano Juba; Caio Alexandre, Everton Ribeiro (Kayky, 22'/2ºT) e Cauly (Iago, 39'/2ºT); Michel Araújo (Rodrigo Nestor, 22'/2ºT), Erick Pulga e Lucho Rodríguez (Willian José, 22'/2ºT). Técnico: Rogério Ceni
Gol: Braithwaite, aos 15min do 2º tempo
Cartões amarelos: Cristaldo, Amuzu, Pavon e Aravena (G); David Duarte. Ramos Mingo, Everton Ribeiro e Caio Alexandre (B)
Arbitragem: Bruno Arleu de Araújo, auxiliado por Rodrigo Figueiredo Henrique Correa e Thiago Henrique Neto Correa Farinha (trio carioca). VAR: Marco Aurelio Augusto Fazekas Ferreira (MG)
COMENTÁRIOS