RS terá sábado de frio com tempo firme; chuva retorna no domingo
Massa de ar polar mantém temperaturas baixas e possibilidade de geada; instabilidade volta a se espalhar pelo Estado no fim do domingo

O Rio Grande do Sul terá um sábado (6/09) de tempo firme, marcado pelo frio intenso e pela influência de uma massa de ar polar. A trégua na chuva, no entanto, será curta: a instabilidade retorna já na tarde de domingo (7/09), avançando pelo interior e alcançando boa parte do Estado até a noite.
Região Carbonífera
Na Região Carbonífera, o sábado será de sol entre muitas nuvens e períodos de céu nublado, sem registro de chuva. As temperaturas variam entre mínima de 5°C e máxima de 14°C.
No domingo, o cenário se mantém semelhante pela manhã, mas a instabilidade deve se aproximar ao longo da tarde. As marcas nos termômetros ficam entre 10°C e 20°C.
Previsão para o Estado
Segundo a Climatempo, o sábado será estável em todas as regiões, com maior nebulosidade no Noroeste, Norte e Serra, enquanto o restante do Estado terá mais aberturas de sol. O amanhecer será gelado, com chance de geada na Campanha e na Região Central até as primeiras horas da manhã. A mínima prevista é de 3°C na Campanha e a máxima não deve passar dos 16°C na Região Metropolitana.
No domingo, o tempo segue firme pela manhã, mas áreas de instabilidade se deslocam do interior e provocam pancadas de chuva moderada no Oeste, Missões e Noroeste a partir da tarde. A instabilidade deve se espalhar pela Metade Oeste até o fim da noite. Novamente há risco de geada isolada no amanhecer da Campanha. As temperaturas variam de 5°C, também na Campanha, até 21°C na Região Metropolitana.
Início da semana
A segunda-feira (8/09) será marcada pelo retorno dos temporais em diversas regiões. A formação de uma área de baixa pressão no Paraguai deve trazer umidade da Amazônia e favorecer chuvas intensas, principalmente na Metade Sul.
Um ciclone extratropical também deve se formar no litoral ao longo do dia, originando uma nova frente fria e provocando rajadas fortes de vento, sobretudo no Litoral. Na Serra e no Norte, as rajadas devem ser moderadas. O frio persiste no Sul, enquanto o Norte terá temperaturas mais elevadas.
COMENTÁRIOS