Governo do Estado anuncia ações voltadas ao empreendedorismo
Empreender RS traz medidas como capacitação dos municípios, apoio à exportação e incentivo à indústria

Com base nas diretrizes do Plano de Desenvolvimento Econômico, Inclusivo e Sustentável, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), e a Invest RS anunciaram o Empreender RS, um pacote de ações para impulsionar o futuro do Rio Grande do Sul. O ato ocorreu na tarde da quarta-feira (16/7), no Palácio Piratini, com a presença do governador Eduardo Leite, de secretários de Estado, empreendedores, líderes empresariais e imprensa.
O objetivo das ações do Empreender RS é transformar o Rio Grande do Sul em um destino empreendedor, estimulando a abertura de empresas, a atração de investimentos, a prospecção de mercados e o fortalecimento da posição do Estado como um polo de promoção de negócios nacionais e internacionais.
Leite destacou que o Empreender RS não é uma ação isolada, mas sim parte de um esforço estruturado de longo prazo.
— Não são medidas por espasmos ou iniciativas avulsas. Contratamos uma das maiores consultorias do mundo, a McKinsey, com metodologia reconhecida, para nos ajudar a estruturar o Plano de Desenvolvimento Econômico, Inclusivo e Sustentável do Rio Grande do Sul — disse. — Todas as ações do Empreender RS estão correlacionadas com esse plano, que define onde o Estado deve agir e como, com metas, monitoramento e resultados. É isso que garante coerência e sustentabilidade às políticas públicas, para que sejam apropriadas pela sociedade e se mantenham ao longo do tempo.
O Empreender RS é composto por cinco iniciativas, executadas em colaboração entre a Sedec e a Invest RS (mais detalhes no final do texto):
- RS em Dados
- Desenvolve Município
- Promove RS
- RS Global
- Conexão Indústria RS
São ações previstas no Plano de Desenvolvimento Econômico, Inclusivo e Sustentável, que contemplam desde a divulgação de informações estratégicas para a tomada de decisão das empresas que querem investir no Estado, passando por desenvolvimento regional até a qualificação da exportação da produção do RS para mercados internacionais.
Estratégia de futuro
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo, definiu o lançamento do Empreender RS como uma celebração de conquistas alicerçadas no equilíbrio das contas públicas, permitindo ao Estado realizar movimentos estratégicos para manter empresas no RS e atrair novos empreendimentos.
— Nosso objetivo é dar a perenidade necessária para que possamos alcançar nossos objetivos nos próximos anos. Isso é resultado de uma jornada de recuperação do equilíbrio das contas e da retomada da capacidade do Estado de planejar seu futuro, fomentando empresas que já colaboram para o nosso desenvolvimento e atraindo novos investimentos — afirmou.
O presidente da Invest RS, Rafael Prikladnicki, destacou que a colaboração foi a força motriz para a elaboração do Empreender RS. “Não é apenas um conjunto de iniciativas, é uma estratégia de futuro que fortalece o ambiente de negócios, atrai investimentos e projeta o Rio Grande do Sul como um Estado preparado e competitivo. E isso é feito de forma colaborativa. São diversas parcerias e projetos em conjunto com o governo, a sociedade civil e entidades, com o objetivo de transformar o nosso Estado”, afirmou Prikladnicki.
Em um gesto simbólico, ao apresentar os objetivos do Desenvolve Municípios – programa que irá ajudar prefeituras a criar planos de desenvolvimento e atrair investimentos –, Prikladnicki entregou a chave simbólica do escritório de São Paulo da agência de desenvolvimento gaúcha para a presidente da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs).
— Esse movimento aproxima o Estado dos municípios, despertando novas possibilidades para quem quer investir e crescer no Rio Grande do Sul. É importante facilitar para o investidor, reduzindo os entraves. Por isso precisamos do apoio do governo também para fomentar os distritos industriais dos municípios — afirmou a presidente da Famurs e prefeita de Nonoai, Adriane Perin de Oliveira.
Conexão Indústria RS
No encontro, uma parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs) foi firmada por meio de um termo de cooperação em conjunto com Sedec e Invest RS, criando os instrumentos para execução do programa Conexão Indústria RS. O documento trata do adensamento da cadeia produtiva, incluindo a indústria local gaúcha no ecossistema dos grandes investimentos, fornecendo insumos para a consolidação do valor agregado e da diversificação de produtos e serviços.
— O Empreender RS chega num momento importante, no qual precisamos atrair novos negócios e desenvolver a indústria. É uma prova da nossa capacidade de unir forças, contribuir com o ambiente econômico e dinâmico. O Conexão Indústria une um esforço público e privado para desenvolver e adensar as cadeias produtivas do Estado. Queremos que as indústrias do Rio Grande do Sul sejam cada vez mais competitivas e possam garantir mais desenvolvimento e emprego — afirmou o presidente da Fiergs, Cláudio Bier.
Plano de Desenvolvimento Econômico, Inclusivo e Sustentável
Durante o ato, também foram assinados decretos. O primeiro formalizou o Plano de Desenvolvimento Econômico, Inclusivo e Sustentável do Rio Grande do Sul e seu modelo de governança. A institucionalização marca um avanço estratégico para o Estado e consolida o compromisso do governo com a implementação estruturada e de longo prazo do plano.
O decreto cria ainda a Secretaria Executiva do Plano de Desenvolvimento, vinculada à Sedec, e define os mecanismos de articulação interinstitucional, monitoramento e participação dos diferentes atores públicos e privados no processo de transformação econômica do RS.
O governador frisou que o plano não pertence a um governo, mas sim ao Estado.
— Queremos que seja um plano de todos os gaúchos, das entidades, das lideranças regionais, das administrações municipais. Assim, ele continuará sendo executado nos próximos governos. Só com continuidade e visão de futuro é que vamos fazer do Rio Grande do Sul um Estado competitivo, inovador e atrativo para investimentos —destacou.
Fundopem Recupera
O segundo decreto assinado dispõe sobre a prorrogação do Fundopem Recupera, modelo adaptado do programa Fundo Operação Empresa do Estado do Rio Grande do Sul, direcionado para empresas que foram atingidas pelas enchentes de 2024. O prazo foi estendido até 31 de dezembro.
O programa não aporta recursos nem consiste em ressarcimento, mas em um abatimento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) devido para projetos novos ou em andamento. O decreto amplia o número de empresas enquadradas no Fundopem Recupera.
Entregas e reconhecimento
O evento apresentou casos que evidenciam o ambiente atraente do Rio Grande do Sul para os negócios. Representantes da empresa Basso e Pancotte compareceram ao encontro para falar do investimento de R$ 50 milhões na implantação de uma moderna unidade industrial de fabricação de calçados e Equipamentos de Proteção Individual, com foco especial em botas e botinas. A operação está no município de Nova Alvorada, na região Norte do RS.
Também durante o evento, o Grupo Reiter anunciou a instalação de uma usina de biometano no município de Capão do Leão. O investimento de privado é de R$120 milhões em uma planta, construída em uma área de 100 hectares.
A capacidade produtiva inicial é de 400 mil metros cúbicos de biometano por mês. Duas licenças ambientais também foram entregues, para atividades distintas.
Iniciativas que compõem o Empreender RS
RS em Dados
O RS em Dados é uma plataforma digital bilíngue de inteligência de dados do Rio Grande do Sul. Desenvolvida pela Invest RS, oferece mapas interativos, dashboards analíticos e informações econômicas consolidadas sobre o Estado.
Tem como objetivo fornecer informações estratégicas sobre o RS para apoiar a tomada de decisão de investidores, empresários, pesquisadores e gestores públicos. A plataforma oferece dados sobre economia, população, empresas, força de trabalho, comércio internacional e muito mais, apresentados de forma visual e interativa por meio de mapas e dashboards.
Desenvolve Município
O Desenvolve Município é um programa voltado à capacitação dos municípios do Estado para atração de investimentos e fortalecimento do desenvolvimento econômico local. A iniciativa tem como objetivo promover o alinhamento institucional entre o Estado, a Invest RS e os municípios.
A primeira etapa capacitará secretários e equipes técnicas municipais para a atração de investimentos. A metodologia combina aulas on-line, mentorias e eventos presenciais. Os conteúdos abrangem temas como desenvolvimento econômico, ambiente de negócios, inovação, programas de fomento e inteligência de dados. Por fim, os participantes receberão apoio técnico para construir seus Planos Municipais de Atração de Investimentos. Os melhores planos serão reconhecidos com o Selo Invest RS de Desenvolvimento.
Promove RS
O Promove RS é uma iniciativa voltada à publicação do calendário de participação do Estado em feiras e missões, nacionais e internacionais, para o ano de 2025. Tem como objetivo fortalecer a presença de empresas gaúchas, apoiando a ampliação de mercados, geração de negócios e valorização do potencial exportador do Estado.
A ação também visa divulgar as potencialidades do RS, o ambiente de negócios e as oportunidades para investimentos estrangeiros e está alinhada à promoção comercial e à atração de investimentos, de forma planejada, proativa e integrada, considerando os setores estratégicos do Plano de Desenvolvimento Econômico, Inclusivo e Sustentável.
RS Global
O RS Global é um treinamento que visa instrumentar as empresas para o desenvolvimento da atividade exportadora em turmas de no máximo 30 participantes por edição. A ação tem como objetivo promover a capacitação das empresas para a exportação, com foco na qualificação técnica e estratégica, voltada à inserção competitiva no mercado internacional. Dessa forma, auxiliará na ampliação da base de empresas exportadoras no RS.
O treinamento será on-line e síncrono, dividido em módulos comportamental, técnico e mercadológico, com quatro encontros presenciais, de palestras de cases de sucesso de exportação. As iniciativas que compõem o programa abrangem desde a disseminação de informações estratégicas que ajudem na tomada de decisões das empresas que querem investir no Estado, passando por ações de desenvolvimento regional e pela divulgação da produção gaúcha para mercados nacionais e internacionais.
Conexão Indústria RS
O Conexão Indústria RS é um programa de desenvolvimento e adensamento das cadeias produtivas do RS, em parceria com a Fiergs. Tem como objetivo ampliar oportunidades de negócios entre investidores e fornecedores locais por meio de incentivos à utilização de conteúdo local, além de fomentar o uso de novas tecnologias e aprimorar processos produtivos.
Dentre as ações, estão a articulação de parcerias estratégicas, o desenvolvimento de fornecedores, a organização de encontros de oportunidades entre empresas e fornecedores, a mobilização das 52 mil indústrias do Estado, a assessoria para capacitação e certificação de fornecedores e o acompanhamento dos resultados com a empresa demandante.
COMENTÁRIOS