Lula lidera todos os cenários para 2026, aponta pesquisa Genial/Quaest
Levantamento mostra leve recuperação do presidente, que mantém vantagem sobre nomes da direita, incluindo Tarcísio, Michelle Bolsonaro e Eduardo Bolsonaro

A mais recente pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quinta-feira (17/07), indica que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) continua liderando os cenários de segundo turno para a eleição presidencial de 2026 frente aos principais nomes da direita. O petista aparece à frente de adversários como Jair Bolsonaro (PL), Tarcísio de Freitas (Republicanos), Michelle Bolsonaro (PL) e Eduardo Bolsonaro (PL).
O levantamento mostra que a leve recuperação de popularidade do governo — impulsionada, em parte, pela reação nacional após a imposição de tarifas pelo presidente dos EUA, Donald Trump, sobre produtos brasileiros — teve reflexos positivos nas intenções de voto de Lula.
Desempenho no segundo turno
No cenário mais competitivo testado, Lula aparece com 41% das intenções de voto contra 37% de Tarcísio de Freitas — um empate técnico dentro da margem de erro. Em maio, o governador de São Paulo tinha 40%, o que indica uma oscilação negativa. Lula manteve o mesmo patamar.
Contra Michelle Bolsonaro, Lula vence com 43%, enquanto a ex-primeira-dama caiu três pontos percentuais e agora tem 35%. Já no confronto com Eduardo Bolsonaro, o presidente aparece com 43%, contra 33% do deputado federal licenciado. Apesar de inelegível no momento, Jair Bolsonaro ainda figura em simulações. Se a eleição fosse hoje, Lula venceria por 43% a 37%. Em junho, ambos apareciam empatados com 41%.
Cenários de 2º turno – Estimulada
- Lula (PT) – 43%
- Jair Bolsonaro (PL) – 37%
- Lula (PT) – 41%
- Tarcísio de Freitas (Republicanos) – 37%
- Lula (PT) – 43%
- Michelle Bolsonaro (PL) – 35%
- Lula (PT) – 43%
- Eduardo Bolsonaro (PL) – 33%
- Lula (PT) – 41%
- Ratinho Junior (PSD) – 36%
- Lula (PT) – 42%
- Romeu Zema (Novo) – 33%
- Lula (PT) – 42%
- Ronaldo Caiado (União Brasil) – 33%
Bolsonaro sob pressão e a busca por substitutos
Enquanto aguarda julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF) por tentativa de golpe, Bolsonaro sofre pressão dentro do próprio campo político. Segundo a pesquisa, dois terços dos eleitores preferem que ele deixe a disputa. No universo bolsonarista, Michelle Bolsonaro é a substituta favorita (33%), seguida por Eduardo Bolsonaro (22%) e Tarcísio (20%).
Entre os eleitores de direita que não se identificam como bolsonaristas, Tarcísio lidera com 33%. Michelle fica com 22% e Eduardo, apenas 9%.
Apoio à reeleição de Lula segue baixo
Apesar do desempenho relativamente sólido nos cenários de segundo turno, a maioria dos brasileiros ainda rejeita a possibilidade de reeleição de Lula. Segundo a Quaest, 58% dos entrevistados são contrários à tentativa de um novo mandato. Ainda assim, houve melhora: em junho, esse número era de 66%.
O apoio à reeleição subiu de 32% para 38% em um mês. O crescimento foi mais expressivo entre eleitores de esquerda não alinhados diretamente com Lula (de 61% para 72%) e entre os sem posicionamento político declarado (de 22% para 28%). O eleitorado de centro — que representa cerca de um terço da amostra — segue majoritariamente contrário à reeleição.
Metodologia da pesquisa
O levantamento foi realizado entre 10 e 14 de julho e ouviu 2.004 pessoas presencialmente em todo o país. A margem de erro é de aproximadamente 2,2 pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%.
A pesquisa teve como pano de fundo os efeitos políticos do “tarifaço” anunciado por Donald Trump no dia 9, o que pode ter influenciado a percepção pública sobre o governo e os candidatos.
COMENTÁRIOS