Seja bem-vindo
São Jerônimo, RS,17/07/2025

  • A +
  • A -
Publicidade

PDT lança Juliana Brizola como pré-candidata ao governo do RS

Pedetista desponta como nome competitivo e busca diálogo político para ampliar alianças

Reprodução
PDT lança Juliana Brizola como pré-candidata ao governo do RS Juliana Brizola
Publicidade

O PDT confirmou o nome de Juliana Brizola como pré-candidata ao governo do Rio Grande do Sul para as eleições de 2026. A decisão foi anunciada pelo presidente estadual da sigla, Romildo Bolzan Júnior, que destacou o desempenho da pedetista em pesquisas recentes como um indicativo de sua viabilidade eleitoral.

Publicidade

Juliana, que ficou em terceiro lugar na disputa pela prefeitura de Porto Alegre em 2024, afirmou em visita à Assembleia Legislativa, na semana passada, que o partido já se alinhou em torno de uma candidatura própria ao Palácio Piratini.

— Hoje, o PDT tem uma pré-candidata. Ainda há tempo para conversas, mas nossa posição atual é pela candidatura própria —, declarou.

Pesquisas divulgadas neste ano reforçam a competitividade da ex-deputada estadual. No levantamento da Paraná Pesquisas de 19 de março, Juliana apareceu em segundo lugar, atrás apenas do deputado federal Luciano Zucco (PL). Já a pesquisa Genial/Quaest, de fevereiro, colocou Juliana na liderança, com 19% das intenções de voto.

Romildo Bolzan destacou que a candidatura será mantida caso Juliana siga com bom desempenho nas sondagens:

— Se ela continuar com esse patamar de aceitação e competitividade, será nossa candidata.

Cenário político e busca por alianças

Apesar de integrar atualmente o governo de Eduardo Leite, com dois secretários — Gilmar Sossella (Trabalho) e Eduardo Loureiro (Cultura) — o PDT ainda não articula alianças formais com outras siglas. Romildo ressaltou que é cedo para isso e que o partido espera uma maior definição do cenário político.

A própria Juliana reconhece que uma chapa “pura” pode limitar as chances de vitória, e já se mostra aberta ao diálogo com outras forças:

— Quero conversar com quem estiver disposto a pensar um Estado mais próspero. Não importa o partido ou a bandeira.

Mesmo com o apoio de Eduardo Leite em sua campanha municipal em 2024, Juliana afirmou que sua pré-candidatura não representa oposição ao atual governo. Ela declarou já ter se reunido tanto com o governador quanto com seu vice e pré-candidato oficial do governo ao Piratini, Gabriel Souza (MDB), para explicar sua intenção de disputar a eleição.

Estrutura de campanha

Para coordenar sua pré-campanha, Juliana anunciou o nome de Tiago Brum, que também foi responsável por sua campanha à prefeitura de Porto Alegre. O lançamento da pré-candidatura contou com a presença de Romildo Bolzan e do presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, em agenda no Estado.

Corrida ao Piratini começa a se desenhar

Com o anúncio de Juliana Brizola, o tabuleiro da disputa pelo governo gaúcho começa a ganhar forma. Além dela e de Gabriel Souza (MDB), já estão no páreo Luciano Zucco (PL) e Covatti Filho (PP), que também se lançou como pré-candidato.

O PT, por sua vez, ainda define internamente sua estratégia. O principal nome cotado é o de Edegar Pretto, presidente da Conab, embora o ex-ministro Paulo Pimenta também seja lembrado como possível candidato. A escolha depende do desfecho da eleição interna da executiva estadual, atualmente disputada por Sofia Cavedon e Valdeci Oliveira.

Apesar do avanço das pré-candidaturas, o cenário ainda pode mudar. Por se tratar de uma eleição marcada apenas para outubro de 2026, eventuais desistências ou novas articulações são esperadas até a consolidação oficial das candidaturas.


Publicidade



COMENTÁRIOS

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.