General Câmara entre as cidades com novo saque do FGTS por calamidade liberado a partir desta terça-feira
O valor máximo permitido é de R$ 6.220 por conta vinculada

Moradores de General Câmara já podem solicitar, a partir desta terça-feira (8/07), o saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) na modalidade saque-calamidade, devido aos prejuízos provocados pelas fortes chuvas de junho. A medida, autorizada pela Caixa Econômica Federal, é válida até o dia 5 de outubro.
Além de General Câmara, o saque está disponível para residentes dos municípios de Agudo, Itaara, Faxinal do Soturno, Liberato Salzano, Manoel Viana, Pinheiro Machado, São João do Polêsine e Trindade do Sul, desde que os endereços estejam em áreas afetadas reconhecidas pela Defesa Civil.
O valor máximo permitido é de R$ 6.220 por conta vinculada, limitado ao saldo disponível na conta do FGTS. Para ter acesso ao recurso, o trabalhador não pode ter realizado outro saque pelo mesmo motivo nos últimos 12 meses.
Como solicitar
O processo de solicitação é 100% digital, feito por meio do aplicativo FGTS (disponível para Android e iOS). Não é necessário ir até uma agência bancária.
Passo a passo para solicitar:
- Acesse o app FGTS e vá em “Saques” > “Solicitar Saque”.
- Escolha a opção “Calamidade pública” e selecione seu município.
- Envie a documentação solicitada:
- Documento de identidade (frente e verso) ou CNH.
- Selfie segurando o documento.
- Comprovante de residência em nome do trabalhador, emitido até 120 dias antes da decretação da calamidade. Caso não possua comprovante, pode apresentar declaração da prefeitura ou declaração própria com nome completo, CPF, data de nascimento e endereço.
O valor pode ser creditado em conta da Caixa, inclusive Poupança Digital CAIXA Tem, ou em conta de outro banco, sem custo adicional.
O saque-calamidade tem o objetivo de auxiliar financeiramente as famílias atingidas por desastres naturais, oferecendo uma alternativa rápida de acesso a recursos para recomposição de bens e despesas emergenciais.
COMENTÁRIOS