Ulbra vence o TOP de Marketing ADVB/RS 2025
Prêmio foi na categoria Inovação em Processos e bronze no ranking geral

A Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) conquistou o prêmio TOP de Marketing ADVB/RS 2025 na categoria Inovação em Processos com o case "Da maior recuperação judicial à maior avalanche de matrículas: os 12 meses que mudaram a história do setor de educação do país”. Promovido pela Associação dos Dirigentes de Marketing e Vendas do Brasil (ADVB/RS), o prêmio é considerado o maior reconhecimento do setor no Rio Grande do Sul e, nesta edição, teve o recorde de 126 cases inscritos. Foram 70 finalistas em 26 categorias, e o anúncio ocorreu em evento na sede da entidade, em Porto Alegre, na noite desta quinta-feira (2/10).
A Ulbra também recebeu a distinção de Bronze por estar entre os três cases vencedores com as maiores notas na premiação. O superintendente Comercial da Ulbra, Jackson Trindade, comemorou a premiação que demonstra o reconhecimento da Universidade pelo mercado.
— Estamos muito felizes. Em pouco mais de um ano, implementamos oito novos macroprocessos comerciais que fizeram a instituição operar no lucro, possibilitando novos investimentos em infraestrutura e serviços aos estudantes. Além disso, qualitativamente, essas inovações também recuperaram o sentimento de pertencimento à Instituição, sobretudo do quadro discente, que está cada vez mais engajado e orgulhoso da Ulbra — disse.
Transformação
O case vencedor detalha a reestruturação financeira e educacional da Universidade nos últimos anos. Desde maio de 2022, a Ulbra passou por uma reestruturação, com o presidente da Aelbra (mantenedora da Ulbra), Carlos Melke, assumindo a gestão da Instituição e tendo aprovado pelos credores um Plano de Recuperação Judicial, posteriormente homologado pela Justiça. Além do pagamento aos credores trabalhistas, financeiros e fornecedores, a nova gestão conseguiu equacionar uma dívida de R$ 6,2 bilhões em tributos federais (a maior do setor educacional no país), pendência que caiu para R$ 622 milhões. Ao mesmo tempo em que solucionou todo esse passivo, em apenas 12 meses a Ulbra alcançou um crescimento de 93% na captação de novos alunos, aumentou a retenção de estudantes com risco de evasão de 7% para 92% e registrou um acréscimo de 200% no faturamento.
A Ulbra concorreu na categoria Inovação em Processos com outros dois cases. Com 53 anos de história, a Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) integra a Rede Ulbra de Educação e está presente em todas as regiões do país. Em sua trajetória, a Ulbra acompanha as transformações da sociedade, impactando positivamente as comunidades em que atua. Em 2024, durante as enchentes, a Universidade reforçou o seu papel social ao acolher mais de 8 mil pessoas e 3 mil animais no campus Canoas e se tornar o maior abrigo de vítimas de eventos climáticos da América Latina.
COMENTÁRIOS