Seja bem-vindo
São Jerônimo, RS,22/07/2025

  • A +
  • A -
Publicidade

Maioria reprova o Congresso e vê corrupção nas emendas, aponta Quaest

Levantamento mostra desaprovação ao Legislativo, desconfiança sobre uso de recursos públicos e rejeição ao aumento de deputados federais

Agencia Senado
Maioria reprova o Congresso e vê corrupção nas emendas, aponta Quaest Levantamento mostra desaprovação ao Legislativo, desconfiança sobre uso de recursos públicos e rejeição ao aumento de deputados federais
Publicidade

A maioria da população brasileira avalia negativamente o trabalho do Congresso Nacional. É o que mostra a nova pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta segunda-feira (21/07). O levantamento também aponta que a percepção de corrupção no uso das emendas parlamentares é predominante e que há forte rejeição à proposta de aumentar o número de deputados federais.

Publicidade

Segundo a sondagem, 51% dos entrevistados desaprovam o desempenho do Congresso, enquanto 42% aprovam e 7% não souberam ou preferiram não responder. A reprovação é mais acentuada entre homens (55%), pessoas com ensino superior (59%) e entre os que têm renda superior a cinco salários mínimos (60%). A aprovação só supera a desaprovação entre quem ganha até dois salários mínimos: 47% aprovam, contra 44% que reprovam.

No que diz respeito às emendas parlamentares, 82% acreditam que os recursos são desviados por corrupção e não chegam ao destino previsto. Apenas 9% confiam que os repasses são aplicados nas cidades corretas, e outros 9% não souberam responder.

A pesquisa também revelou desconhecimento sobre o valor total das emendas disponíveis. Quando perguntados se sabiam que deputados e senadores têm R$ 50 bilhões para distribuir a municípios, 72% disseram que não tinham conhecimento; 27% afirmaram que sabiam e 1% não respondeu.

Outro ponto abordado foi a proposta de ampliar o número de deputados federais de 513 para 531. A rejeição à ideia é ampla: 85% são contra, 9% a favor e 6% não têm opinião formada.

O levantamento foi realizado de forma presencial entre os dias 10 e 14 de julho, com 2.004 entrevistas em todas as regiões do país. A margem de erro é de dois pontos percentuais.


Publicidade



COMENTÁRIOS

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.