Arroio dos Ratos promove novo grupo de combate ao tabagismo
Primeiro encontro será em agosto, na unidade da Estratégia de Saúde da Família

A Prefeitura de Arroio dos Ratos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está lançando um novo grupo voltado ao combate ao tabagismo. A iniciativa será conduzida pela equipe da ESF 2 (Estratégia de Saúde da Família), com o objetivo de auxiliar fumantes a abandonarem o vício e conquistarem mais qualidade de vida.
O primeiro encontro será realizado no dia 15 de agosto, às 13h30, na própria ESF 2, localizada na Avenida João Pereira da Silva, nº 1142. A participação é gratuita, e os interessados devem procurar a equipe da unidade para se inscrever.
Por que parar de fumar?
O tabagismo é responsável por uma série de doenças graves, como câncer de pulmão, infarto, AVC, enfisema pulmonar e diversas outras complicações respiratórias e cardiovasculares. Além disso, o cigarro prejudica a saúde bucal, enfraquece o sistema imunológico e afeta diretamente a qualidade de vida, provocando desde mau hálito até dificuldades para respirar durante atividades simples do dia a dia.
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), cerca de 90% das mortes por câncer de pulmão estão relacionadas ao uso do tabaco. Abandonar o cigarro é, portanto, uma das decisões mais importantes que uma pessoa pode tomar em prol da sua saúde e longevidade.
COMENTÁRIOS