PSDB lança Paula Mascarenhas como pré-candidata ao governo do RS
Movimento marca tentativa do partido de recuperar protagonismo após saída de Eduardo Leite

Durante encontro regional do PSDB em Rio Grande, no sábado (19/07), a presidente estadual da legenda, Paula Mascarenhas, foi anunciada como pré-candidata ao governo do Rio Grande do Sul para as eleições de 2026. Atual secretária de Relações Institucionais do governo Eduardo Leite (PSD), Paula confirmou a decisão neste domingo (20/07), reforçando seu compromisso com o PSDB e descartando a possibilidade de deixar o partido.
— Estava me preparando para ser candidata a deputada estadual, mas houve um movimento de lideranças em todo o Estado lançando meu nome como pré-candidata ao governo. Me pareceu importante, neste contexto, fortalecer o partido e dar protagonismo — declarou Paula.
O lançamento da pré-candidatura é interpretado como um movimento estratégico dos tucanos para mostrar força nas negociações da futura chapa governista. Paula afirmou que o PSDB quer contribuir para a construção do grupo e não criar entraves:
— Estamos mostrando que estamos no jogo. Queremos construir e fortalecer.
Atualmente, o nome apoiado oficialmente pelo governador Eduardo Leite para a sucessão no Palácio Piratini é o do vice-governador Gabriel Souza (MDB), que já articula apoios e busca montar uma frente ampla, com prioridade para o PP, a quem já foi oferecida a vaga de vice e uma das cadeiras ao Senado. A outra vaga ao Senado estaria reservada ao próprio Leite, que ainda não descartou entrar na disputa presidencial.
O PP, federado com o União Brasil, está dividido: parte da sigla já lançou pré-candidaturas próprias tanto ao governo quanto à vice. O PSDB, por sua vez, perdeu espaço nas articulações desde a saída de Leite da sigla, em maio, e tenta reagir em meio ao encolhimento do partido em nível nacional.
— Nossa maior liderança saiu do partido. Mas minha função é dizer que o PSDB está vivo e que temos um papel importante no centro democrático, apoiando o governador. Não há deslealdade na nossa ação — enfatizou Paula.
Durante o evento, a secretária também comentou a saída de Leite da legenda, mas afirmou que as diretrizes adotadas por ele no governo seguem alinhadas ao programa do PSDB. A pré-candidatura recebeu apoio público de prefeitos, vereadores e lideranças tucanas de várias regiões, com manifestações que circulam nas redes sociais e grupos de WhatsApp do partido.
Nos bastidores, o PSDB avalia a possibilidade de fusão com o Podemos como alternativa para escapar da extinção. Paula, que também é vice-presidente nacional do partido, afirmou que essas tratativas esfriaram e que o foco agora é fortalecer a sigla com a permanência e renovação de lideranças.
COMENTÁRIOS