Seja bem-vindo
São Jerônimo, RS,17/07/2025

  • A +
  • A -
Publicidade

GM suspende contratos de 1,4 mil trabalhadores em Gravataí por dois meses

Redução de produção impacta empregados da montadora e de fornecedoras; fábrica garante continuidade de investimentos no RS

GM / Divulgação
GM suspende contratos de 1,4 mil trabalhadores em Gravataí por dois meses Em 2024, a planta de Gravataí produziu 168 mil unidades do Onix, mas apenas 97,5 mil foram comercializadas no mercado nacional
Publicidade

A General Motors (GM) deu início nesta semana a um processo de suspensão temporária de contratos de trabalho em sua unidade de Gravataí, na Região Metropolitana de Porto Alegre. A medida, conhecida como lay-off, afetará cerca de 700 funcionários da própria montadora e outros 700 trabalhadores das sistemistas – empresas fornecedoras que atuam dentro do complexo industrial. A previsão é de que a produção seja retomada integralmente dentro de dois meses. As informações são da Zero Hora.

Publicidade

Durante esse período, apenas um turno de produção será mantido, assim como as atividades essenciais de manutenção. A medida é reflexo de uma desaceleração na demanda pelo modelo Onix, fabricado na planta.

Acordo garante benefícios aos trabalhadores

Em negociação com o Sindicato dos Metalúrgicos de Gravataí, a GM se comprometeu a manter benefícios importantes aos trabalhadores afetados, como o pagamento integral do 13º salário e do Programa de Participação nos Resultados (PPR), além da continuidade do vale-alimentação.

Segundo o presidente do sindicato, Valcir Ascari, o valor envolvido nesses pagamentos antecipados gira em torno de R$ 24 milhões. Ele, no entanto, faz um alerta: “Esse é um dinheiro que o trabalhador não vai receber no fim do ano, então precisa ser utilizado com cuidado.”

Produção reduzida, investimento mantido

A GM já havia realizado uma parada de 30 dias em março. Agora, a nova suspensão parcial representa uma redução de aproximadamente 10% na produção anual da unidade. Em 2024, a planta de Gravataí produziu 168 mil unidades do Onix, mas apenas 97,5 mil foram comercializadas no mercado nacional, o que evidenciou um desequilíbrio entre oferta e demanda.

Apesar do momento delicado, a montadora garantiu aos governos estadual e municipal que manterá o plano de investimento de R$ 1,2 bilhão no complexo industrial. Em conversa com o prefeito Luiz Zaffalon, representantes da GM confirmaram a produção de um novo modelo a partir de 2026.

Além de ser o maior polo empregador e arrecadador de Gravataí, a fábrica da GM tem impacto direto no Produto Interno Bruto (PIB) do Rio Grande do Sul, sendo considerada estratégica para a economia do Estado.


Publicidade



COMENTÁRIOS

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.