Petrobrás anuncia redução de 7,8% no preço do gás natural para distribuidoras
Reajuste vale a partir de 1º de fevereiro
Reajuste vale a partir de 1º de fevereiro Depois de ter anunciado um reajuste no preço da gasolina no início da semana, a Petrobrás anunciou nesta terça-feira (27/1) que também vai atualizar o valor do gás natural. A partir de fevereiro, os preços de venda da molécula de gás natural para as distribuidoras terão redução média de cerca de 7,8% em relação ao trimestre anterior.
Como já é de conhecimento do mercado, a Petrobrás realiza reajustes trimestrais na parcela do preço relacionada à molécula do gás. A petroleira explicou que essas atualizações no valor do produto, seja para cima ou para baixo, são vinculadas às oscilações do petróleo Brent e da taxa de câmbio R$/US$. Contudo, outra variante entrou nessa conta a partir do início deste ano, quando começou a valer a parcela indexada ao Henry Hub (referência para o mercado de gás natural nos Estados Unidos) para as distribuidoras que optaram por essa alternativa de indexação.
“Para o trimestre que inicia em fevereiro de 2026, considerando a variação do petróleo Brent, do Henry Hub, do câmbio e a ponderação dos volumes contratados pelas distribuidoras junto à Petrobrás, o efeito combinado dessas referências resultará na redução média de preços da parcela molécula em cerca de 7,8%”, detalhou a companhia. Desde dezembro 2022, o preço médio da molécula vendido às distribuidoras acumula uma redução da ordem de 38%, incluindo o efeito da redução de fevereiro.






COMENTÁRIOS