Caravana de Direitos retorna a São Jerônimo para atender vítimas da enchente
Defensoria Pública da União e parceiros atendem demandas de quem enfrenta problemas para acessar benefícios disponibilizados pelos governos estadual e federal, como Auxílio Reconstrução, Saque-Calamidade do FGTS e outros

A "Caravana de Direitos na Reconstrução do Rio Grande do Sul" retorna, na próxima semana, ao município de São Jerônimo, na Região Carbonífera. A iniciativa, promovida pela Defensoria Pública da União (DPU) e parceiros, leva assistência jurídica e extrajudicial gratuita às pessoas afetadas pela enchente. O projeto começou em julho e vai contemplar 111 cidades até o dia 31 de outubro.
Em São Jerônimo, o atendimento será na Câmara de Vereadores, entre os dias 14 e 18 de outubro, por ordem de chegada, conforme os horários abaixo:
- 14/10 – segunda – das 10h às 17h
- 15 a 17/10 – terça a quinta — das 9h às 17h
- 18/10 — sexta — das 9h às 16h
A principal demanda está relacionada ao Auxílio Reconstrução, benefício de R$ 5,1 mil concedido pelo governo federal às famílias afetadas pela tragédia climática.
— Muitos dos indeferimentos decorrem de inconsistências nos endereços cadastrados. Estamos identificando as causas desses indeferimentos para orientar os assistidos na produção correta de documentos, a fim de reverter as negativas e garantir o acesso ao benefício — explicou o defensor público federal, Pablo Farias Souza Cruzo.
Auxílios e Documentação
Pode procurar a "Caravana de Direitos" quem teve prejuízos em razão da enchente e precisa solicitar benefícios ou enfrenta problemas para liberação de auxílios disponibilizados pelos governos estadual e federal. Os atendimentos abrangem orientações sobre direitos, assistência jurídica e extrajudicial, além da continuidade dos processos após as missões. A DPU também auxilia no acesso a benefícios como Auxílio Reconstrução, Saque-Calamidade do FGTS, Seguro Habitacional pela Caixa Econômica Federal (CEF), Bolsa Família e Auxílio Gás.
Os interessados podem apresentar algum documento de identificação (RG, CNH, carteira de trabalho ou certidão de nascimento), CPF, comprovante de residência e qualquer documentação pertinente ao caso.
Para moradores de municípios não alcançados pelas missões presenciais, o atendimento está disponível pelo aplicativo DPU Cidadão e pelo WhatsApp (61) 98352-0067.
Parceiros
A iniciativa conta com a colaboração de diversos parceiros, incluindo a Advocacia-Geral da União (AGU), Procuradoria Federal, Justiça Federal, Caixa Econômica Federal (CEF), INSS, Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH), Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), Receita Federal, Ministério Público Federal, Registro Civil, Procuradoria Regional da República da 4ª Região (MPF/PRR4), Força Aérea Brasileira (FAB), Exército e Marinha, entre outros.
COMENTÁRIOS