Seja bem-vindo
São Jerônimo, RS,14/07/2025

  • A +
  • A -
Publicidade

Estiagem: Emater aponta perdas de até 40% na agricultura e pecuária em São Jerônimo

Levantamento foi apresentado nesta segunda-feira e visa agilizar a homologação do decreto de emergência

Ascom / Pref. São Jerônimo
Estiagem: Emater aponta perdas de até 40% na agricultura e pecuária em São Jerônimo Levantamento foi apresentado nesta segunda e visa agilizar a homologação do decreto de emergência
Publicidade

Publicidade


A coordenadora da Defesa Civil do Município de São Jerônimo, Leni Leal de Almeida, realizou nesta segunda-feira (13), no salão nobre Benito Garcia da Câmara Municipal de Vereadores, uma reunião com a Secretaria Municipal de Agricultura, Conderpa, Sindicato Rural, Emater, produtores rurais e representantes de agências bancárias, para buscar auxílio na homologação do decreto de emergência do município, junto aos governos federal e estadual.
São Jerônimo está entre os municípios que sofrem com a estiagem que assola o estado do Rio Grande do Sul nos últimos dias. Segundo relatório da Emater entregue à Defesa Civil, foram feitas visitas técnicas nas propriedades do interior para o levantamento das perdas.
-------------
LEIA TAMBÉM
Governador convoca equipes para discutir providências em relação à estiagem
Agricultura cria grupo para acompanhar efeitos da estiagem no RS
Estiagem: Barão do Triunfo decreta situação de emergência
Minas do Leão vai decretar emergência em função da estiagem
Estiagem: São Jerônimo decreta situação de emergência
------------
Na pecuária, a atividade mais atingida foi a bovinocultura de corte. As pastagens naturais e cultivadas tiveram seu crescimento vegetativo prejudicado, tendo uma perda estimada de 20%. Na agricultura, as principais culturas atingidas foram melancia, milho, feijão, soja, fumo, arroz e hortaliças. A perda estimada pela Emater gira em torno de 5% a 40%: arroz irrigado (5%), feijão (40%), fumo (35%), melancia (30%), milho (40%), soja (15%).
Segundo a Emater, as informações levam em consideração a produção total do município por atividade, segundo previsões iniciais e a perda estimada após a ocorrência dos prejuízos.
A coordenadora da Defesa Civil solicitou aos presidentes de associações de produtores um relatório das propriedades rurais atingidas até o próximo dia 17, a fim de incorporar aos processo de homologação do decreto de emergência.

Publicidade



COMENTÁRIOS

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.