Montadoras credenciam 25 modelos para IPI zero em programa de incentivo a carros sustentáveis
Medida integra o Programa Nacional de Mobilidade Verde e Inovação e visa reduzir emissões e incentivar produção nacional

As principais montadoras que operam no Brasil — General Motors, Renault, Volkswagen, Hyundai e Stellantis — enviaram ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), na sexta-feira (11/07), um pedido de credenciamento de 25 modelos de carros compactos no programa Carro Sustentável (veja a lista no fim da matéria). A iniciativa prevê isenção total do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para veículos mais econômicos, sustentáveis e com produção nacional.
O Carro Sustentável faz parte do Programa Nacional de Mobilidade Verde e Inovação (Mover), lançado pelo governo federal em 2023, que busca promover a descarbonização da frota automotiva brasileira. O programa foi oficialmente apresentado na última quinta-feira (10/07), em cerimônia no Palácio do Planalto, com a presença do vice-presidente e ministro Geraldo Alckmin, parlamentares e representantes da indústria automotiva.
Para se enquadrarem no benefício do IPI zero, os veículos precisam atender a quatro critérios: emitir menos de 83 gramas de CO₂ por quilômetro, conter mais de 80% de materiais recicláveis, serem fabricados no Brasil (com etapas como soldagem, pintura, montagem e fabricação do motor realizadas no país) e estarem dentro da categoria de carros compactos, os populares veículos de entrada das marcas.
— O programa estimula a cadeia automotiva a ser cada vez mais inovadora e sustentável, ao mesmo tempo em que gera empregos e facilita o acesso da população a carros novos, menos poluentes, mais seguros e mais econômicos — destacou Alckmin.
Novo IPI Verde
Além da isenção total para os carros credenciados no Carro Sustentável, o decreto 12.549, de 10 de julho de 2025, também estabeleceu o chamado IPI Verde. A nova tabela fixa uma alíquota base de 6,3% para veículos de passeio e de 3,9% para veículos comerciais leves, com possibilidade de descontos ou acréscimos conforme critérios como eficiência energética, propulsão, potência, segurança e índice de reciclabilidade.
Carros com melhor desempenho ambiental poderão ter descontos que reduzem significativamente a alíquota do imposto. Por exemplo, um carro híbrido-flex que atenda também às metas do programa Mover e de reciclabilidade pode ter a alíquota reduzida de 6,3% para 2,8%.
Segundo o governo, cerca de 60% dos veículos vendidos no país terão redução de imposto, sem impacto fiscal, já que os bônus concedidos para modelos mais limpos serão compensados por acréscimos para os menos eficientes.
Estímulo à indústria nacional
A expectativa é que os incentivos fiscais do Mover, que totalizam R$ 19,3 bilhões entre 2024 e 2028, atraiam até R$ 190 bilhões em investimentos da cadeia automotiva, incluindo montadoras, fabricantes de autopeças e concessionárias. A medida também reforça a fabricação nacional, ao exigir que os modelos beneficiados sejam produzidos integralmente no Brasil.
Confira abaixo a lista completa dos modelos incluídos pelas montadoras no pedido de credenciamento ao programa Carro Sustentável com IPI zero:
Modelos credenciados no programa Carro Sustentável
GENERAL MOTORS
- CHEV/ONIX PLUS 10TMT
- CHEV/ONIX PLUS 10MT NB
- CHEV/ONIX 10TMT HB
- CHEV/ONIX 10MT HB 100
- CHEV/ONIX 10MT HB
RENAULT
- RENAULT/KWID INTENS 2
- RENAULT/KWID ICONIC 2
- RENAULT/KWID INT BTON
- RENAULT/KWID OUTSID 2
- RENAULT/KWID ZEN 2
VOLKSWAGEN
- VW/POLO TRACK MA
- VW/POLO TRACK MA RB
- VW/POLO MB
HYUNDAI
- HYUNDAI/HB20 10M SENSE
- HYUNDAI/HB20 10M COMFORT
- HYUNDAI/HB20 10M LIMITED
- HYUNDAI/HB20 10M PLATINU
- HYUNDAI/HB20 10M SE
- HYUNDAI/HB20S 10M COMFOR
- HYUNDAI/HB20S 10M LIMITE
- HYUNDAI/HB20S 10M PLATIN
- HYUNDAI/HB20S 10M SE
STELLANTIS
- FIAT/MOBI LIKE
- FIAT/MOBI TREKKING 1.0MT
- FIAT/ARGO DRIVE 1.0
COMENTÁRIOS