Minas do Leão vai decretar emergência em função da estiagem

Relatos obtidos pela administração municipal dão conta de prejuízos na produção agrícola pela ausência de chuva

Por Portal de Notícias 08/01/2020 - 14:49 hs
Foto: Ascom / Pref. Minas do Leão
Minas do Leão vai decretar emergência em função da estiagem
Reunião ocorreu nesta quarta-feira

 

O Município de Minas do Leão decidiu decretar Situação de Emergência em decorrência da estiagem. Segundo o prefeito Miguel Almeida, relatos obtidos pela administração municipal dão conta de prejuízos na produção agrícola pela ausência de chuva.
Neste momento, o município está coletando dados e informações para formalizar o decreto de emergência junto à Defesa Civil do estado. A tendência é de que outros municípios da Região Carbonífera também caminhem na mesma linha.
- O município já está prestando auxílio, dentro da sua capacidade, às propriedades rurais que sofrem as consequências da estiagem. Entendemos que o decreto de emergência é necessário neste momento e infelizmente não temos boas projeções em relação à chuva para todo o mês de janeiro - destaca o prefeito Miguel Almeida.
O encaminhamento para o decreto foi dado em reunião nesta quarta-feira (8/01), com a presença do prefeito Miguel, secretário de Agricultura, Toninho Oliboni, diretor do Departamento de Segurança, Trânsito e Defesa Civil, Edemilson Lima, e diretor da Secretaria de Planejamento, Antônio Krigger.
-----------------
LEIA TAMBÉM
Governador convoca equipes para discutir providências em relação à estiagem
Agricultura cria grupo para acompanhar efeitos da estiagem no RS
Estiagem: Barão do Triunfo decreta situação de emergência
-----------------
No estado, a estiagem é considerada a mais severa dos últimos sete anos. Até o momento, nove municípios informaram à Defesa Civil que decretaram situação de emergência: Chuvisca, Camaquã e Cerro Grande do Sul (na região Sul), Pantano Grande, Sinimbu e Venâncio Aires (na região do Vale do Rio Pardo), Boqueirão do Leão (na região do Vale do Taquari), Maquiné (no Litoral Norte) e Mariana Pimentel (na região Centro-Sul), caso mais recente.
O Município de Barão do Triunfo já decretou situação de emergência e General Câmara também poderá decretar nos próximos dias.