Chuva perde força e frio avança no RS nesta terça-feira
Frente fria se afasta após temporais de segunda-feira, enquanto massa de ar polar reduz as temperaturas; áreas do Norte e da Serra ainda podem ter chuva
Na Região Carbonífera, a mudança também será percebida com a entrada do ar frio após a passagem da frente. A tendência é de diminuição da chuva e temperaturas mais baixas ao longo do dia Depois dos temporais que atingiram o Rio Grande do Sul na segunda-feira (21), o tempo começa a mudar nesta terça-feira (22). A frente fria responsável pelas instabilidades se afasta do Estado, enquanto uma massa de ar polar avança e provoca queda nas temperaturas.
A chuva ainda pode ocorrer em algumas regiões durante a madrugada e as primeiras horas da manhã, principalmente no Noroeste, Norte e em áreas da Serra. Com o avanço do ar frio ao longo do dia, porém, a tendência é de redução gradual da instabilidade.
A mudança ocorre após um episódio de tempo severo que provocou ventos de até 115,8 km/h e acumulados de chuva superiores a 150 milímetros. Ao menos 64 municípios registraram algum tipo de dano em razão dos temporais.
Rios continuam subindo
Mesmo com a diminuição da chuva, a situação hidrológica ainda exige atenção. Os rios permanecem elevados e alguns seguem em elevação devido ao grande volume de água registrado na segunda-feira.
A subida dos níveis dos rios pode continuar mesmo depois da redução da chuva, já que a água acumulada nas áreas de contribuição ainda escoa para os cursos d'água. Por isso, regiões próximas a rios e áreas sujeitas a alagamentos permanecem sob atenção.
Frio ganha força no RS
Com o avanço da massa de ar polar, o frio volta a predominar no Estado. As temperaturas ficam mais baixas ao longo da terça-feira, especialmente durante a manhã e à noite.
Na Região Metropolitana, Porto Alegre deve registrar 11°C de mínima e 18°C de máxima.
Na Região Carbonífera, a mudança também será percebida com a entrada do ar frio após a passagem da frente. A tendência é de diminuição da chuva e temperaturas mais baixas ao longo do dia. A terça-feira será de sol com muitas nuvens durante o dia e períodos de céu nublado. Noite com muitas nuvens. Os termômetros variam entre 10°C e 17°C.






COMENTÁRIOS