Seja bem-vindo
São Jerônimo, RS,13/03/2026

  • A +
  • A -
Publicidade

Produção industrial cresce em mais da metade dos locais pesquisados em novembro, aponta IBGE

Avanços foram registrados em 8 dos 15 estados e regiões analisados

AEN / reprodução
Produção industrial cresce em mais da metade dos locais pesquisados em novembro, aponta IBGE Avanços foram registrados em 8 dos 15 estados e regiões analisados
Publicidade

A produção industrial brasileira apresentou crescimento em 8 dos 15 locais pesquisados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em novembro, na comparação com outubro. Apesar dos avanços regionais, o resultado nacional ficou estável, com variação de 0,0% frente ao mês imediatamente anterior. Os dados constam na Pesquisa Industrial Mensal (PIM) Regional, divulgada nesta quarta-feira (14/01).

Publicidade

Os maiores crescimentos foram observados em Mato Grosso, que registrou alta de 7,2%, e no Espírito Santo, com avanço de 4,4%. Também apresentaram resultados positivos o Paraná (1,1%), Pernambuco (0,9%), Minas Gerais (0,9%), Bahia (0,9%), Rio Grande do Sul (0,6%) e a Região Nordeste (0,1%).

Em Mato Grosso, o crescimento marcou o quarto resultado positivo consecutivo, acumulando alta de 16,9% no período. O desempenho foi impulsionado, principalmente, pelo setor de produtos químicos, que garantiu ao estado o resultado mensal mais intenso desde março de 2023.

Já o Espírito Santo reverteu a queda de 1,4% registrada em outubro e teve forte influência dos segmentos de metalurgia e indústrias extrativas, liderando o ranking de impacto positivo entre os locais pesquisados.

Quedas em parte do país

Por outro lado, Goiás apresentou o recuo mais acentuado em novembro, com queda de 6,4%, interrompendo uma sequência de quatro meses de crescimento. Amazonas (-2,8%), Ceará (-2,6%), Rio de Janeiro (-1,9%), Santa Catarina (-0,8%) e Pará (-0,5%) também registraram retração na produção industrial no mês.

São Paulo, que concentra cerca de um terço da atividade industrial do país, teve recuo de 0,6%, influenciado principalmente pelos setores de indústrias extrativas e de derivados do petróleo e biocombustíveis. Este foi o terceiro resultado negativo consecutivo do estado, acumulando perda de 2,9% no período. Com isso, a indústria paulista permanece 2,8% abaixo do nível pré-pandemia, registrado em fevereiro de 2020, e 23,8% inferior ao pico histórico alcançado em março de 2011.

Comparação anual mostra retração

Na comparação com novembro de 2024, a produção industrial nacional recuou 1,2% em novembro de 2025, com 9 dos 18 locais pesquisados apresentando resultados negativos. O número de dias úteis foi o mesmo nos dois períodos, o que elimina efeitos de calendário na análise.

Os recuos mais intensos ocorreram em Mato Grosso do Sul (-13,9%) e no Pará (-11,6%), pressionados principalmente pelo desempenho negativo dos setores de derivados do petróleo e biocombustíveis, no primeiro caso, e das indústrias extrativas, no segundo.

Também registraram queda Ceará (-5,0%), São Paulo (-4,7%), Mato Grosso (-4,2%), Maranhão (-4,1%), Amazonas (-3,7%), Rio Grande do Norte (-2,3%), Paraná (-2,2%) e Santa Catarina (-1,4%).

Em sentido oposto, o Espírito Santo apresentou crescimento expressivo de 36,8% na comparação anual, influenciado principalmente pelas indústrias extrativas. O resultado foi potencializado por uma base de comparação baixa, já que o estado havia registrado retração significativa em novembro de 2024.

Os dados reforçam o cenário de recuperação desigual da indústria brasileira, com desempenhos distintos entre estados e forte influência de setores específicos na composição dos resultados regionais.


Publicidade



COMENTÁRIOS

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.