‘O Agente Secreto’ consagra o cinema brasileiro com dois Globos de Ouro
Filme de Kleber Mendonça Filho venceu como melhor produção em língua não inglesa e Wagner Moura levou o prêmio de melhor ator em drama
Filme de Kleber Mendonça Filho venceu como melhor produção em língua não inglesa e Wagner Moura levou o prêmio de melhor ator em drama O cinema brasileiro viveu uma noite histórica neste domingo (11/01), em Los Angeles. O longa-metragem O Agente Secreto, dirigido por Kleber Mendonça Filho, conquistou dois dos principais prêmios do Globo de Ouro 2026: melhor filme em língua não inglesa e melhor ator em filme de drama, com Wagner Moura.
Na principal disputa internacional da premiação, O Agente Secreto superou o favorito Valor Sentimental, da Noruega, além de produções da França, Coreia do Sul, Tunísia e Espanha. Ao receber o troféu, Kleber Mendonça Filho destacou o momento vivido pelo cinema e agradeceu ao público brasileiro e à equipe do filme.
— Muito, muito obrigado. Quero agradecer a todos do Brasil. Obrigado ao Wagner Moura, que ator. E a melhor coisa é quando temos a combinação de um excelente ator e de um excelente amigo. Essa combinação é explosiva — afirmou o diretor.
Pouco depois, foi a vez de Wagner Moura subir ao palco para receber o prêmio de melhor ator em filme de drama, superando nomes como Michael B. Jordan, Dwayne Johnson, Oscar Isaac e Joel Edgerton. Em seu discurso, o ator ressaltou o significado da obra e a importância da cultura brasileira.
— O Agente Secreto é um filme sobre memória ou falta de memória. E eu acredito que se o trauma pode ser passado de geração para geração, os valores também podem. Então, este prêmio vai para aqueles que estão se mantendo fiéis aos seus valores nos momentos difíceis — disse, em inglês.
Em seguida, Moura falou diretamente ao público brasileiro:
— Para todo mundo no Brasil assistindo isso agora: viva o Brasil e viva a cultura brasileira.
A vitória dupla consolida a trajetória internacional de O Agente Secreto, que já havia sido premiado no Festival de Cannes, com Kleber Mendonça Filho eleito melhor diretor e Wagner Moura reconhecido como melhor ator. O longa também venceu o Critics Choice Awards de melhor filme estrangeiro.
Com o resultado no Globo de Ouro, cresce a expectativa para o Oscar 2026. O filme é apontado como forte candidato a figurar entre os indicados a melhor filme internacional, enquanto Wagner Moura surge como possível nome na disputa por melhor ator. A lista oficial de indicados será divulgada em 22 de janeiro.






COMENTÁRIOS