Aluno da Ulbra São Jerônimo é 2º lugar em Concurso de Oratória
Marcos Alberto dos Santos participou de competição envolvendo acadêmicos de Direito de todas as unidades da Ulbra no RS

O acadêmico Marcos Alberto dos Santos, do curso de Direito da Ulbra São Jerônimo, conquistou o segundo lugar no 1º Concurso de Oratória dos cursos de Direito da Ulbra no Rio Grande do Sul, uma iniciativa alusiva ao Dia do Advogado.
Com 48 anos e atualmente cursando o segundo semestre de Direito, Marcos é corretor de imóveis e decidiu iniciar a graduação em busca de crescimento pessoal e intelectual. Ele acredita que o conhecimento jurídico pode transformar sua trajetória profissional e também abrir novos caminhos de atuação.
— Percebi que, para prestar um serviço de excelência, era necessário um pouco mais. No Direito encontrei a oportunidade de aprender, amadurecer e, sobretudo, de poder ajudar outras pessoas. Esse curso tem significado um marco na minha vida — destacou o acadêmico.
No concurso, cada participante teve entre cinco e sete minutos para defender um tema pré-definido no regulamento. Marcos escolheu falar sobre “A Vida”, trazendo uma reflexão sobre seu valor jurídico, filosófico e social.
— Acredito que a oratória é parte essencial da formação jurídica, pois exige clareza de pensamento, organização de ideias e, acima de tudo, a capacidade de comunicar com verdade e respeito. Por isso, participar deste concurso foi uma oportunidade de amadurecimento como estudante e futuro profissional — explicou.
Ao justificar a escolha do tema, ele ressaltou a importância da vida como fundamento de todos os direitos.
— A vida é mais do que um direito garantido na Constituição, é um bem que precisa ser protegido em todas as suas dimensões. Sem a vida, nada mais existiria: não estaríamos aqui estudando, sonhando, construindo o Direito e escrevendo a nossa própria história. Foi por isso que decidi dar a ela a minha voz neste concurso — disse.
Além de Marcos, a acadêmica Patrícia Bays da Silva, também da Ulbra São Jerônimo, participou do concurso com o tema “Racismo”, reforçando a representatividade da unidade no evento.
O 1º Concurso de Oratória dos cursos de Direito da Ulbra RS ocorreu nesta segunda-feira (29/09) e contou com a presença do presidente da Aelbra, mantenedora da Ulbra, Carlos Augusto Melke Filho.
Um feito coletivo da Ulbra no Estado
Ao todo, o concurso reuniu 19 participantes. As unidades de Canoas e Torres tiveram quatro vagas cada, Guaíba contou com três vagas e São Jerônimo, Santa Maria, Cachoeira do Sul e Carazinho com duas vagas cada. Só em São Jerônimo, 10 estudantes se inscreveram para a seletiva interna, demonstrando o interesse e o engajamento dos acadêmicos.
O certame premiou o primeiro colocado com uma viagem a Portugal, para participar do Seminário de Verão da Universidade de Coimbra, uma das mais prestigiadas da Europa. Já o segundo e o terceiro lugares receberam como premiação um tablet, além de troféus entregues aos três primeiros colocados.
Para a Ulbra São Jerônimo, a conquista de Marcos mostra a força do curso de Direito e a capacidade de seus estudantes de se destacarem em um concurso que envolveu todas as unidades da Universidade no Rio Grande do Sul.
— Foi um concurso de alto nível e com muito conteúdo. Nossos candidatos, Patrícia e Marcos, foram excelentes. Eles representaram nosso Campus com muito orgulho e deram um show na tribuna. O resultado é motivo de muita alegria para todos nós, que celebramos a participação dos nossos estudantes em um evento de grande porte, reunindo representantes de todas as Faculdades de Direito da Ulbra no Estado – ressaltou o coordenador do curso de Direito da Ulbra, professor Eduardo Kucker Zaffari.
Eventos como o 1º Concurso de Oratória dos cursos de Direito reafirmam o compromisso da Ulbra em oferecer experiências que vão além da sala de aula, proporcionando aos acadêmicos oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional. A conquista de Marcos demonstra o impacto que iniciativas como essa têm na vida acadêmica, fortalecendo a formação dos futuros profissionais do Direito.
COMENTÁRIOS