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São Jerônimo, RS,19/05/2025

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Obras do lote 1 da BR-290 terão investimentos de R$ 298 milhões

A previsão é que a execução dos trabalhos no lote 1 seja concluída em até dois anos. O lote 2 também deve avançar no próximo ano

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Obras do lote 1 da BR-290 terão investimentos de R$ 298 milhões A duplicação total da BR-290, que cobre 115,7 quilômetros entre Eldorado do Sul e Pantano Grande, está dividida em quatro lotes
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O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) confirmou o investimento de R$ 298 milhões nas obras de duplicação do lote 1 da BR-290/RS, que abrange 29,7 quilômetros entre Eldorado do Sul e Pântano Grande. As obras, que estavam paralisadas há mais de uma década, serão retomadas em 2025. A previsão é que a execução dos trabalhos no lote 1 seja concluída em até dois anos. O lote 2 também deve avançar no próximo ano.

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O anúncio foi feito pelo ministro-chefe da Secretaria de Comunicação, Paulo Pimenta, durante um evento realizado na CMPC, em Guaíba. O valor do investimento foi confirmado ao Jornal do Comércio pelo Dnit. A duplicação total da BR-290, que cobre 115,7 quilômetros entre Eldorado do Sul e Pantano Grande, está dividida em quatro lotes.

De acordo com o Dnit, o contrato para o início das obras está em análise, e a retomada será baseada no processo licitatório original de 2013. Até o momento, apenas 3,1 quilômetros do lote 1 foram concluídos, em uma pequena extensão que inclui a interseção com a RS-401, no acesso aos municípios de São Jerônimo e Charqueadas. Com isso, apenas 13,86% do lote 1 foi finalizado.

O projeto completo da duplicação da rodovia visa aumentar a segurança e a fluidez no tráfego, incluindo a construção de pontes, viadutos e melhorias em travessias urbanas. A BR-290 é um dos principais corredores rodoviários do Rio Grande do Sul, conectando Porto Alegre ao interior do estado e à fronteira com a Argentina, em Uruguaiana. As obras são consideradas essenciais para melhorar a infraestrutura logística da região, tendo grande importância também para o comércio com os países do Mercosul.

Trechos e obras previstas por lote

  • Lote 1 (em atraso)
    Segmento: km 112,3 ao km 142
    Extensão: 29,7 km
    Melhorias:

    • Interseção BR 290/BR 116 (km 112,3) – Duplicação de viaduto
    • Rótula de Acesso a Guaíba City (km 112,1)
    • Interseção BR 290/RS 401 (km 130,5) – Viaduto (concluído)
    • Ponte sobre o Arroio Divisa (km 133,4)
    • Retornos nos km 113,4, km 116,5, km 129,3, km 135,8 e km 141,3
  • Lote 2 (em atraso)
    Segmento: km 142 ao km 172,08
    Extensão: 30,08 km
    Melhorias:

    • Acesso a Via Municipal de Eldorado do Sul (km 142,3)
    • Viaduto transversal (km 144,1)
    • Viaduto de acesso ao Bairro Parque Eldorado (km 145,1)
    • Ponte sobre o Arroio Calombos A e B (km 148,5 e 148,7)
    • Viaduto de Acesso ao Distrito Industrial (km 153,2)
    • Acesso à Fagundes Engenharia e Mineração (km 171,3)
  • Lote 3 (em andamento)
    Segmento: km 172 ao km 199,03
    Extensão: 27,03 km
    Melhorias:

    • Implantação de viaduto (km 174,2)
    • Passagem inferior de acesso à Butiá e à Mina de Carvão (km 176,2 e km 180)
    • Ponte sobre o Rio Francisquinho (km 193)
  • Lote 4 (em andamento)
    Segmento: km 199,3 ao km 228
    Extensão: 28,7 km
    Melhorias:

    • Ponte sobre o Rio Capivari (km 207,5)
    • Viaduto sobre a BR 290/RS (km 214,1)
    • Retornos e passarelas ao longo dos quilômetros 201,3 a 226,7

Histórico e perspectivas

A duplicação da BR-290 começou oficialmente em 2014, com uma previsão inicial de término das obras em dois anos. O orçamento total estimado na época era de quase R$ 600 milhões, mas o projeto enfrenta uma década de atrasos. Embora as obras tenham avançado nos lotes 3 e 4, os lotes 1 e 2 ainda permanecem paralisados.

A conclusão da duplicação é vital para melhorar a conectividade da região e reduzir os gargalos logísticos, com impactos diretos na economia local e na movimentação de mercadorias, especialmente para o comércio com os países vizinhos. Com a retomada dos trabalhos prevista para 2025, o Dnit busca finalizar o projeto nos próximos anos, reforçando a infraestrutura rodoviária do Rio Grande do Sul e contribuindo para o desenvolvimento do Mercosul.

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