Gripe aviária pode derrubar preços de ovos e carne de frango no Brasil
De acordo com o Mapa, oferta mais abundante deve pressionar valores

A confirmação de um caso de gripe aviária em uma granja no município de Montenegro, no Rio Grande do Sul, pode impactar os preços de ovos e carne de frango no mercado interno, segundo o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro. A oferta mais abundante dos produtos, resultado da diminuição nas exportações, tende a pressionar os valores para baixo.
— Com a diminuição das exportações [de ovos], se bem que é importante dizer que o Brasil exporta só 0,9% da produção de ovos, não tá indo muito para fora do Brasil. O que fez o preço do ovo subir foi a demanda, que estava bastante aquecida. Mas com certeza, em termos de carne de frango, teremos uma oferta mais abundante do Brasil que pode pressionar os preços um pouco para baixo — explicou Fávaro nesta sexta-feira (16/05).
A detecção do vírus levou à suspensão temporária das exportações brasileiras de carne de frango para a China, principal destino do produto. No entanto, o ministro destacou que muitos países impuseram restrições apenas à região afetada, e o governo brasileiro está em negociação para que esse modelo regionalizado de restrições também seja adotado no caso chinês, minimizando os impactos comerciais.
— Estamos trabalhando para garantir a transparência e o controle rigoroso na área afetada, com bloqueio da região em um raio de 10 quilômetros, visitas às granjas próximas e inutilização dos produtos provenientes da granja infectada — afirmou.
Fávaro demonstrou confiança nas medidas adotadas e acredita que o foco do vírus poderá ser eliminado em menos de um mês.
— Se as medidas forem cumpridas com rigor, o foco será extinto em até 28 dias, e o fluxo comercial poderá ser restabelecido antes do prazo previsto de 60 dias para o status de emergência sanitária — concluiu o ministro.
COMENTÁRIOS