Antonio Cícero, irmão de Marina Lima, morre por eutanásia aos 79 anos
Poeta, filósofo e imortal da ABL, Cícero também se destacou como compositor e crítico literário

Antonio Cícero, poeta carioca e irmão da cantora Marina Lima, faleceu nesta quarta-feira (23), aos 79 anos. Diagnosticado com Alzheimer, Cícero optou pela eutanásia e estava na Suíça, onde a prática é legal. Ele estava acompanhado de seu marido, o figurinista Marcelo Pies. A informação foi divulgada pela Academia Brasileira de Letras (ABL), da qual Cícero era membro desde 2017.
Além de sua contribuição como poeta e imortal da ABL, Cícero foi um importante compositor, crítico literário e filósofo. Sua trajetória na literatura esteve fortemente conectada à música, sendo autora de letras como "Fullgás" e "Pra Começar", em parceria com sua irmã, Marina Lima. Ele também colaborou com diversos outros artistas, como João Bosco, Adriana Calcanhotto e Lulu Santos, com quem coescreveu o sucesso "O Último Romântico".
Cícero publicou várias obras de poesia e ensaios sobre modernidade. Em 1994, ao lado do poeta Waly Salomão, especificações do livro O Relativismo Enquanto Visão do Mundo , que reuniu conferências realizadas no projeto Banco Nacional de Ideias, com a participação de intelectuais de renome mundial. Entre seus livros de poemas, destacam-se Guardar (1996) e A Cidade e os Livros (2002), ambos publicados pela Editora Record. Seu poema Guarda foi incluído na antologia Os Cem Melhores Poemas Brasileiros do Século (2001), e foi finalista do Prêmio Jabuti pelos ensaios filosóficos reunidos em Finalidades sem Fim (2005).
Em 1996, Cícero lançou o CD Antonio Cícero por Antonio Cícero , no qual recita seus próprios poemas, e participou, em 2002, de uma coletânea de CDs em homenagem a Carlos Drummond de Andrade, ao lado de artistas como Gabriel o Pensador, Chico Buarque eRonaldo Bastos.
Imortal da Academia Brasileira de Letras
Eleito imortal da ABL em 10 de agosto de 2017, Cícero ocupou a cadeira número 27, sucedendo Eduardo Portella. Em seu discurso de posse, Cícero refletiu sobre o valor da poesia: "O que é um poema imortal? Um poema imortal é um poema cujo valor não depende de fatores externos a ele: um poema, portanto, que vale por si".
Recentemente, Marina Lima homenageou o irmão em seu aniversário, compartilhando nas redes sociais: “Cícero é meu maior parceiro nesses anos de carreira, um grande letrista, poeta e filósofo, e tenho a alegria de ser irmã dele”, escreveu ela.
O artista deixou uma carta de despedida endereçada aos amigos:
"Queridos amigos,
Encontro-me na Suíça, prestes a praticar eutanásia. O que ocorre é que minha vida se tornou insuportável. Estou sofrendo de Alzheimer. Assim, não me lembro sequer de algumas coisas que ocorreram não apenas no passado remoto, mas mesmo de coisas que ocorreram ontem. Exceto os amigos mais íntimos, como vocês, não mais reconheço muitas pessoas que encontro na rua e com as quais já convivi. Não consigo mais escrever bons poemas nem bons ensaios de filosofia. Não consigo me concentrar nem mesmo para ler, que era a coisa de que eu mais gostava no mundo. Apesar de tudo isso, ainda estou lúcido bastante para reconhecer minha terrível situação. A convivência com vocês, meus amigos, era uma das coisas - senão a coisa - mais importante da minha vida. Hoje, do jeito em que me encontro, fico até com vergonha de reencontrá-los. Pois bem, como sou ateu desde a adolescência, tenho consciência de que quem decide se minha vida vale a pena ou não sou eu mesmo. Espero ter vivido com dignidade e espero morrer com dignidade.
Eu os amo muito e lhes envio muitos beijos e abraços!"
COMENTÁRIOS