VÍDEO | Apenados são flagrados tentando introduzir celulares e drogas pela rede de esgotos da PMEC

Brigada Militar apreendeu dezenas de objetos que estavam em um bueiro, amarrados a uma “jiboia”

Por Portal de Notícias 26/03/2020 - 14:32 hs
Foto: Divulgação / Brigada Militar
VÍDEO | Apenados são flagrados tentando introduzir celulares e drogas pela rede de esgotos da PMEC
Celulares, drogas e outros objetos estavam em bueiro da PMEC

Na manhã desta quinta-feira (26/03), apenados do regime semiaberto do Instituto Penal de Charqueadas (IPCH) foram flagrados pela Brigada Militar tentando repassar telefones, drogas e outros objetos para presos da Penitenciária Modulada de Charqueadas (PMEC) através da rede de esgotos da casa prisional, com o uso de uma “jiboia” (corda feita com pedaços de tecido).
Três homens foram flagrados pelos policiais no momento em que introduziam os objetos em um bueiro, mas acabaram fugindo para o interior do IPCH, uma prisão do regime semiaberto que fica ao lado da PMEC.
De acordo com o subcomandante do 28º Batalhão de Polícia Militar (28º BPM), capitão Oliveira, os policiais foram surpreendidos pela nova modalidade de introdução de objetos no sistema penitenciário de Charqueadas.
- Em uma boca de bueiro, eles estavam introduzindo uma corda improvisada e presos a ela estavam diversos telefones celulares, drogas, carregadores, cartões, balanças de precisão, relógios, modems e outros objetos – disse Oliveira, informando que ao que tudo indica, os apenados do interior da penitenciária laçavam uma garrafa presa à corda, que tinha cerca de 40 metros, e depois a puxavam com os objetos.
Ainda segundo Oliveira, a atividade ilegal vinha sendo monitorada pelo Setor de Inteligência do 28º BPM que, nesta manhã, com o apoio da guarda externa, conseguiu evitar o ingresso dos materiais.
Foram apreendidos 57 aparelhos celulares, diversos carregadores, chips de operadoras, 518,3 gramas de maconha e 546,3 gramas de cocaína, além de outros materiais.
A Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) foi notificada para identificar os detentos. A Polícia Civil também foi acionada e câmeras de segurança estão sendo procuradas para auxiliar na identificação dos presos.

ASSISTA AO VÍDEO: