Seja bem-vindo
São Jerônimo, RS,01/04/2026

  • A +
  • A -
Publicidade

SUS: Vacina contra vírus da bronquiolite chega ao RS nesta quarta-feira

Estado receberá doses destinadas a gestantes a partir da 28ª semana, com objetivo de proteger recém-nascidos

João Risi / MS
SUS: Vacina contra vírus da bronquiolite chega ao RS nesta quarta-feira Estado receberá 32,3 mil doses destinadas a gestantes a partir da 28ª semana, com objetivo de proteger recém-nascidos
Publicidade

O Rio Grande do Sul recebe nesta quarta-feira (3) 32.330 doses da vacina contra o vírus sincicial respiratório (VSR), principal causador da bronquiolite — doença que afeta sobretudo recém-nascidos e crianças pequenas. Segundo a Secretaria Estadual da Saúde (SES), os imunizantes serão enviados a todos os municípios de maneira proporcional ao público-alvo: gestantes a partir da 28ª semana de gestação.

Publicidade

A proteção será aplicada em dose única a cada nova gestação, sem restrição de idade para as mães. Até agora disponível apenas na rede privada, onde custa cerca de R$ 1,5 mil por aplicação, a vacina passa a integrar o calendário do Sistema Único de Saúde (SUS).

O Ministério da Saúde iniciou a distribuição nacional nesta terça-feira (2), enviando 673 mil doses ao país. Após a chegada ao RS, caberá às prefeituras retirar os imunizantes e organizar o início da vacinação nas unidades básicas de saúde.

A nova vacina tem como objetivo proteger os bebês nos primeiros meses de vida. No Brasil, o VSR responde por 75% dos casos de bronquiolite e por 40% das pneumonias em crianças menores de dois anos. Por se tratar de uma infecção viral, não existe tratamento específico para a bronquiolite; os cuidados incluem suporte respiratório, hidratação e, quando necessário, uso de medicamentos que ampliam a passagem de ar nos pulmões.

O Ministério da Saúde também recomenda que as unidades atualizem o esquema vacinal das gestantes, especialmente com as doses contra influenza e covid-19, que podem ser aplicadas no mesmo dia da vacina contra o VSR. Estudos clínicos citados pela pasta indicam que a imunização materna apresenta eficácia de 81,8% na prevenção de quadros graves nos primeiros três meses de vida dos bebês.


Publicidade



COMENTÁRIOS

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.