Polícia Civil deflagra 4ª fase da Operação Bolicho contra o abigeato
Ação realizada em Butiá e Minas do Leão resultou em cinco prisões e na apreensão de celulares, carnes de caça e uma arma de fogo

A Polícia Civil deflagrou na manhã desta quinta-feira (02/10) a 4ª fase da Operação Bolicho, com foco no combate ao crime de abigeato nas cidades de Butiá e Minas do Leão. A ação foi conduzida pela 3ª Delegacia de Polícia Especializada na Repressão aos Crimes Rurais e de Abigeato (DECRAB) de Camaquã, com apoio da 5ª DECRAB de Santo Antônio da Patrulha e das Delegacias de Guaíba, Charqueadas, São Jerônimo, Butiá, Minas do Leão e do SIPAC da 17ª DPRI.
Foram cumpridas 11 medidas cautelares, incluindo sete mandados de busca e apreensão e quatro mandados de prisão. O saldo da operação contabilizou quatro prisões preventivas e uma prisão em flagrante por posse ilegal de arma de fogo de calibre permitido. Os presos foram encaminhados à Delegacia de Polícia de Butiá.
Durante a ação, os policiais apreenderam celulares, carnes de caça provenientes de furto e uma arma de fogo. As investigações apontaram a existência de um grupo criminoso estruturado, liderado por um homem identificado como o principal abigeatário da Região Carbonífera. Conforme a Polícia Civil, o bando possuía hierarquia definida e contava ainda com um receptador responsável pela comercialização dos animais furtados, em especial equinos, que eram negociados ainda vivos.
A operação mobilizou 25 policiais civis e utilizou oito viaturas. A coordenação esteve a cargo do delegado Péterson da Silva Benitez.
COMENTÁRIOS