Seja bem-vindo
São Jerônimo, RS,11/06/2026

  • A +
  • A -
Publicidade

Renegociação das dívidas rurais é marco para recuperação do agro gaúcho, afirma Edivilson Brum

Projeto aprovado cria condições para produtores reorganizarem débitos em até dez anos

ALRS / Divulgação
Renegociação das dívidas rurais é marco para recuperação do agro gaúcho, afirma Edivilson Brum Edivilson Brum
Publicidade

A aprovação do Projeto de Lei nº 5122/2023 representa uma importante vitória para os produtores rurais do Rio Grande do Sul, avalia o deputado estadual Edivilson Brum. A proposta cria condições para a renegociação das dívidas acumuladas por agricultores e pecuaristas afetados por estiagens e pelas enchentes históricas de 2024.

Publicidade

Ao longo dos últimos meses, Brum participou ativamente das articulações em Brasília, defendendo medidas que garantissem condições para que os produtores pudessem permanecer no campo e retomar seus investimentos. A pauta também esteve no centro da sua atuação enquanto comandou a Secretaria da Agricultura do Rio Grande do Sul, período em que acompanhou de perto os impactos das perdas climáticas no setor produtivo.

A construção da proposta contou ainda com a atuação do deputado federal Alceu Moreira (MDB-RS) e avançou no Senado Federal a partir do parecer favorável apresentado pelo senador Renan Calheiros (MDB-AL), relator da matéria.

— A aprovação do PL 5122/2023 é uma conquista histórica para o agro gaúcho e para a economia do Rio Grande do Sul. Estive diversas vezes em Brasília tratando desse tema, dialogando com lideranças e acompanhando de perto essa construção, que também teve a importante atuação do deputado Alceu Moreira e avançou a partir do relatório favorável do senador Renan Calheiros. Essa renegociação em até dez anos dá fôlego, previsibilidade e esperança para que os produtores possam reorganizar suas dívidas, seguir produzindo e ajudar o Estado a se reerguer — afirmou Edivilson Brum.

O setor agropecuário responde por cerca de 40% da atividade econômica do Rio Grande do Sul e tem papel fundamental na geração de emprego, renda e desenvolvimento em centenas de municípios. Nos últimos anos, milhares de produtores enfrentaram perdas consecutivas provocadas por estiagens severas e pelas enchentes que atingiram o Estado.

Mesmo diante das dificuldades, o campo gaúcho manteve sua capacidade produtiva e demonstrou resiliência em um dos períodos mais desafiadores da história recente do Rio Grande do Sul. A renegociação das dívidas é considerada uma medida estratégica para garantir a continuidade da produção, preservar empregos e impulsionar a recuperação econômica das regiões afetadas.

— O produtor gaúcho mostrou sua força ao enfrentar anos de adversidades sem abandonar sua atividade. Agora, precisamos dar as condições para que ele possa voltar a investir, produzir e crescer. Quando o agro avança, toda a economia do Rio Grande do Sul avança junto — destacou Brum.

A expectativa é que a medida permita a reorganização financeira de milhares de produtores, fortalecendo a competitividade do setor e contribuindo para a reconstrução econômica do Estado nos próximos anos.


Publicidade



COMENTÁRIOS

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.