Mãos pelo Próximo mapeia força voluntária da comunidade acadêmica a ULBRA
Projeto visa capacitar rede de apoio à Defesa Civil
Criação do projeto tem inspiração na mobilização realizada pela comunidade acadêmica durante as enchentes de maio de 2024 Com o objetivo de identificar e organizar a força voluntária da comunidade acadêmica para atuação imediata em situações de adversidades climáticas, o curso de Administração da ULBRA São Jerônimo lança o projeto "Mãos pelo Próximo". A iniciativa é desenvolvida em parceria com os cursos de Engenharia de Produção, Medicina e Psicologia.
O projeto é voltado a alunos, professores e colaboradores da instituição e busca reunir informações sobre pessoas interessadas em contribuir, de forma voluntária, com ações de prevenção, socorro e recuperação em cenários de emergência.
Identificar e capacitar
"Mãos pelo Próximo" nasce da necessidade de fortalecer a capacidade de resposta dos municípios diante de eventos climáticos extremos, promovendo uma atuação mais rápida, organizada e qualificada quando houver necessidade.
- Neste primeiro momento, o foco está na identificação dos integrantes da comunidade acadêmica que desejam atuar como voluntários e de que forma podem contribuir em eventuais ocorrências. Após a etapa de cadastramento e mapeamento da força voluntária universitária, serão promovidas capacitações específicas em conjunto com a Defesa Civil e demais órgãos competentes, preparando os participantes para atuar de maneira segura e eficiente em situações de emergência - salienta o professor e coordenador do curso de Administração, Álvaro Werlang, que idealizou a proposta.
Enchentes de maio de 2024
A criação do projeto também tem inspiração na mobilização realizada pela comunidade acadêmica durante as enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul em maio de 2024. Na ocasião, alunos, professores e colaboradores da ULBRA São Jerônimo atuaram intensamente, tanto dentro quanto fora da Universidade, auxiliando em diferentes frentes de trabalho voltadas ao atendimento da população atingida.
Durante o período mais crítico da emergência, a Instituição disponibilizou seu campo de futebol para o pouso e a decolagem de dezenas de helicópteros diariamente. As aeronaves transportavam doações, mantimentos, equipes médicas e outros recursos essenciais destinados ao atendimento regional, especialmente ao Hospital Regional de São Jerônimo.
Além disso, o ginásio de esportes da Universidade foi cedido para o armazenamento e a organização de doações recebidas pela Defesa Civil local e empresas e entidades parceiras, entre elas a Gerdau. O espaço tornou-se um importante ponto de apoio logístico para o recebimento, triagem e distribuição de itens destinados às comunidades afetadas.
A atuação da comunidade acadêmica evidenciou o potencial de mobilização e solidariedade existente na Universidade, reforçando a importância de estruturar e capacitar uma rede permanente de voluntários preparada para atuar em futuras situações de emergência.
Lançamento ocorre durante palestra sobre administração de abrigos temporários
O lançamento oficial do projeto "Mãos pelo Próximo" ocorrerá na próxima terça-feira, dia 9 de junho, a partir das 19h15, durante a palestra "Administração de abrigos temporários", ministrada pelo Tenente-Coronel Darci Bugs Júnior. A atividade integra a programação da Semana do Meio Ambiente e é aberta ao público.
Durante o encontro, serão abordados o histórico das ações realizadas diante das anomalias climáticas registradas no Rio Grande do Sul nos últimos anos, bem como estratégias de prevenção, mitigação, socorro e recuperação. A palestra também apresentará a estrutura da Defesa Civil, o funcionamento das coordenadorias municipais e a importância dos planos de contingência para a gestão de desastres.
A ação reforça o compromisso da ULBRA São Jerônimo com a formação cidadã e com o desenvolvimento de iniciativas que contribuam para a construção de comunidades mais resilientes e preparadas para enfrentar desafios climáticos.
- Torne-se um voluntário clicando aqui.
- Faça sua inscrição na palestra aqui.





COMENTÁRIOS