Ex-assessor de Moraes, Eduardo Tagliaferro é detido na Itália
Ele foi denunciado pela PGR por vazamento de mensagens e teve extradição solicitada pelo governo brasileiro

O ex-assessor do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), Eduardo Tagliaferro, foi detido nesta quarta-feira (1º/10) na Itália. De acordo com informações da defesa, ele foi levado pela polícia para uma delegacia e deve cumprir medidas cautelares de restrição de circulação.
Tagliaferro, que chefiou a Assessoria Especial de Enfrentamento à Desinformação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), responde a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) pelo vazamento de mensagens trocadas entre servidores do gabinete de Moraes. O ex-assessor está na Itália há alguns meses, e em agosto o ministro do STF solicitou sua extradição. O Ministério da Justiça enviou o pedido ao Itamaraty para formalização junto ao governo italiano.
Além do processo por quebra de sigilo, Tagliaferro fez acusações contra Moraes em audiência na Comissão de Segurança Pública do Senado, em setembro. Ele alegou que documentos teriam sido adulterados para justificar operações da Polícia Federal. O ministro rebateu as declarações, afirmando que todas as investigações foram conduzidas dentro da legalidade.
O caso segue em análise pelas autoridades italianas e brasileiras.
COMENTÁRIOS