Seja bem-vindo
São Jerônimo, RS,02/10/2025

  • A +
  • A -
Publicidade

CBF anuncia mudanças no calendário do futebol em 2026

Copa do Brasil terá final única e Brasileirão começará em janeiro; estaduais serão reduzidos, divisões inferiores ampliadas e surge nova competição regional

CBF / Divulgação
CBF anuncia mudanças no calendário do futebol em 2026 Um dos principais torneios do país terá a final em jogo único e em sede neutra, marcada para 6 de dezembro
Publicidade

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou nesta quarta-feira (1º) uma série de mudanças no calendário das competições nacionais a partir de 2026. As alterações, que valerão pelos próximos quatro anos, incluem novidades de formato, ajustes de datas e a criação de um novo torneio regional.

Publicidade

Entre as principais mudanças estão: final única na Copa do Brasil, início antecipado do Campeonato Brasileiro, redução dos Estaduais e ampliação das Séries C e D. Além disso, a CBF confirmou a criação da Copa Sul-Sudeste, que se juntará à Copa Verde e à Copa do Nordeste no calendário.

Estaduais reduzidos

Os campeonatos estaduais, antes disputados em até 16 datas, passam a ter no máximo 11 rodadas. A base de início será em 11 de janeiro, com término previsto para 8 de março. O modelo já foi testado em 2025, como ocorreu no Gauchão.

Copa do Brasil reformulada

Um dos principais torneios do país terá a final em jogo único e em sede neutra, marcada para 6 de dezembro. O número de participantes também aumentará de 92 para 126.

As cinco primeiras fases serão disputadas em jogos únicos, enquanto os 20 clubes da Série A entrarão apenas na quinta fase. A partir das oitavas até a semifinal, os confrontos serão de ida e volta. A competição começará em 18 de fevereiro.

Brasileirão antecipado

O Campeonato Brasileiro terá início em 28 de janeiro, encerrando-se em 2 de dezembro. Em 2026, haverá paralisação de 11 de junho a 19 de julho em razão da Copa do Mundo.

Séries C e D ampliadas

As divisões inferiores também terão mudanças. A Série C continuará com 20 clubes em 2026, mas passará a 24 em 2027 e a 28 em 2028. Já a Série D aumentará de 64 para 96 participantes.

Criação da Copa Sul-Sudeste

O novo torneio regional reunirá clubes dos Estados do Sul e do Sudeste, com até duas vagas por Estado. A competição será disputada entre 25 de março e 7 de junho, em até 10 datas.

Segundo a CBF, as alterações buscam reduzir a sobrecarga de jogos para os clubes da elite e ampliar oportunidades de calendário para equipes que ficam inativas durante parte do ano.


Publicidade



COMENTÁRIOS

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.