Seja bem-vindo
São Jerônimo, RS,02/10/2025

  • A +
  • A -
Publicidade

Governo Federal vai atender ‘todas as famílias atingidas’, afirma Maneco

Secretaria para a Reconstrução do RS divulga balanço das ações voltadas à Região Carbonífera, incluindo habitação, infraestrutura e PAC 2025

Erickson Campos
Governo Federal vai atender ‘todas as famílias atingidas’, afirma Maneco Secretário Maneco Hassen
Publicidade

A Secretaria do Governo Federal para a Reconstrução do RS divulgou um resumo das ações que vêm sendo entregues para a Região Carbonífera, contemplada com investimentos em programas habitacionais, obras de infraestrutura e ações do PAC 2025.

Publicidade

As iniciativas vão desde a reconstrução habitacional para famílias atingidas pelas enchentes de 2024 até projetos estruturantes, como a duplicação da BR-290 e a construção da ponte entre São Jerônimo e Triunfo, aguardada há seis décadas.

Questionado sobre o déficit habitacional e a demora na aquisição de imóveis pelo programa Compra Assistida (ver abaixo), o secretário de Apoio à Reconstrução do RS, Maneco Hassen, afirmou que o Governo Federal vai atender todas as famílias atingidas.

— Se compararmos a nossa tragédia com outras dentro ou fora do país, não temos conhecimento de quem tenha conseguido entregar mais de 6 mil moradias em pouco mais de um ano. Mas, se analisarmos o sofrimento e a necessidade dessas pessoas, é evidente que esperar um ano é um tempo longo. A avaliação é de que o programa Compra Assistida é um grande acerto do Governo Federal — disse Hassen.

Segundo ele, a criação da Secretaria de Reconstrução no RS teve justamente o objetivo de manter diálogo constante com as prefeituras.

— Na região ainda há famílias sendo beneficiadas pelo Compra Assistida e já está sendo encaminhada a autorização para a construção de novas moradias, para atender a todas as famílias que foram atingidas, conforme o compromisso do governo do presidente Lula — conclui Maneco Hassen, 

Ações do Governo Federal para a Região Carbonífera

Habitação

A Secretaria destacou três pontos principais:

1. Unidades aprovadas: o Governo Federal já garantiu recursos financeiros para viabilizar as moradias;

2. Famílias habilitadas: cadastros aprovados e aptidão para receber residência, por duas modalidades:

  • Compra Assistida: aquisição de imóvel existente, no valor de até R$ 200 mil;
  • Minha Casa Minha Vida Reconstrução: construção de imóveis novos, mediante estrutura e licenças fornecidas pelos municípios.

3. Compra Assistida: solução mais rápida para famílias que perderam suas casas, com a aquisição de imóveis já prontos no mercado.

Benefícios por município

  • São Jerônimo: 195 unidades aprovadas, 145 famílias habilitadas e 60 imóveis no Compra Assistida. Pelo PAC 2025, receberá dois combos de UBS, um kit de teleconsultas e 20 obras habitacionais.
  • Triunfo: 398 unidades aprovadas, 215 famílias habilitadas e 63 imóveis no Compra Assistida. Terá também um combo de UBS, um kit de teleconsultas e 40 obras habitacionais.
  • General Câmara: 136 unidades aprovadas, 51 famílias habilitadas e nove imóveis no Compra Assistida. Pelo PAC 2025, contará com uma nova UBS e 40 obras habitacionais.
  • Charqueadas: 11 unidades aprovadas, cinco famílias habilitadas e três imóveis no Compra Assistida. Será contemplada pelo PAC 2025 com um combo de UBS, um kit de teleconsultas e uma creche/escola de educação infantil.
  • Arroio dos Ratos: não solicitou unidades pelo Minha Casa Minha Vida Reconstrução, mas foi incluída no PAC 2025 com um combo de UBS, um kit de teleconsultas e 40 obras habitacionais.
  • Butiá: duas unidades aprovadas e duas famílias habilitadas pelo Compra Assistida. Não recebeu investimentos do PAC 2025.
  • Minas do Leão: duas unidades aprovadas e duas famílias habilitadas pelo Compra Assistida. No PAC 2025, terá um combo de UBS e um kit de teleconsulta.

Ponte entre Triunfo e São Jerônimo

O projeto executivo da ponte entre Triunfo e São Jerônimo, conduzido pelo DNIT com apoio da Secretaria de Reconstrução, segue em andamento. A obra, aguardada há 60 anos, é considerada estratégica para a logística do Estado, pois substituirá a balsa, reduzirá custos de transporte e beneficiará setores como a metalurgia e a agroindústria.

Duplicação da BR-290

O Governo Federal também retomou a duplicação da BR-290, uma das principais rodovias de ligação do RS ao Mercosul. O investimento ultrapassa R$ 280 milhões e busca garantir mais segurança e agilidade ao tráfego.

Publicidade



COMENTÁRIOS

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.