Governo Federal contempla General Câmara com nova UBS
RS terá 37 novas UBSs, cinco CAPS e uma policlínica para ampliar atendimento, reduzir filas e fortalecer a Atenção Primária no SUS

General Câmara está entre os municípios do Rio Grande do Sul que receberão uma nova Unidade Básica de Saúde (UBS). O anúncio foi feito pelo Ministério da Saúde nesta terça-feira (30/09) e integra o Programa Agora Tem Especialistas, iniciativa que visa expandir a oferta de serviços do Sistema Único de Saúde (SUS), aumentar a capacidade de atendimento e reduzir o tempo de espera por consultas, exames e cirurgias em todo o estado.
Ao todo, o programa contempla no RS 37 UBSs, cinco Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e uma policlínica. No país, serão 899 novas unidades de atendimento, com investimento total de R$ 2,5 bilhões, por meio do Novo PAC Seleções 2025. A ação faz parte de um esforço do governo federal para qualificar a Atenção Primária, que é a porta de entrada do SUS, e para desafogar a rede de atenção especializada.
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, destacou que os recursos permitirão ampliar o acesso a consultas, exames e procedimentos, além de fortalecer o atendimento humanizado e próximo à população. A construção das unidades ainda não tem previsão de início e término, mas a expectativa é que os municípios beneficiados passem a contar com serviços modernos e eficientes, reduzindo a necessidade de deslocamentos para cidades vizinhas.
A nova UBS em General Câmara permitirá à população local atendimento básico de saúde, consultas médicas, acompanhamento de doenças crônicas, vacinação, pré-natal, exames laboratoriais e outros serviços essenciais. A unidade faz parte de um esforço estratégico para melhorar a Atenção Primária, considerada fundamental para a organização do SUS e para a melhoria da saúde pública no Estado.
Além das UBSs, o estado receberá cinco CAPS, voltados para cuidados em saúde mental, e uma policlínica em Caxias do Sul, que reunirá diferentes especialidades médicas em um único local.
Municípios contemplados com novas UBSs no RS
- Aratiba
- Bagé
- Canoas
- Canudos do Vale
- Cerrito
- Dom Pedrito
- Erebango
- Engenho Velho
- General Câmara
- Gravataí
- Imigrante
- Maçambará
- Mata
- Novo Hamburgo
- Osório
- Pantano Grande
- Paim Filho
- Paraíso do Sul
- Pelotas
- Pontão
- Quaraí
- Redentora
- Rio Grande
- Sarandi
- São José dos Ausentes
- São Lourenço do Sul
- São Valentim
- São Vicente do Sul
- Tenente Portela
- Três Coroas
- Taquari
- Westfália
Municípios contemplados com CAPS:
- Campo Bom
- Espumoso
- Imbé
- Restinga Seca
- São Gabriel
Com a implementação dessas unidades, General Câmara e os demais municípios do Rio Grande do Sul terão acesso ampliado a serviços de saúde, com redução do tempo de espera, mais conforto para pacientes e a possibilidade de atendimento local, evitando deslocamentos longos para outras cidades. O programa representa um investimento estratégico na infraestrutura de saúde, fortalecendo a Atenção Primária e a qualidade do SUS em toda a região.
Com informações de GZH
COMENTÁRIOS