Seja bem-vindo
São Jerônimo, RS,02/10/2025

  • A +
  • A -
Publicidade

Presidente da Conafer é preso pela CPMI do INSS acusado de falso testemunho

Carlos Roberto Ferreira Lopes foi detido durante depoimento por negar irregularidades; após pagar fiança, foi liberado

Carlos Moura / Agência Senado
Presidente da Conafer é preso pela CPMI do INSS acusado de falso testemunho Presidente da Conafer, Carlos Roberto Ferreira Lopes preso por falso testemunho
Publicidade

O presidente da Confederação Nacional de Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais (Conafer), Carlos Roberto Ferreira Lopes, foi preso em flagrante pela CPMI do INSS na madrugada desta terça-feira (30), em Brasília. A detenção ocorreu durante seu depoimento à comissão, após ele ser acusado de mentir e ocultar informações sobre o envolvimento da entidade em fraudes em benefícios previdenciários.

Publicidade

Segundo os parlamentares, Lopes teria cometido falso testemunho ao negar irregularidades em operações ligadas à Conafer. O relator da comissão, deputado Alfredo Gaspar (União-AL), afirmou que pedirá ao Supremo Tribunal Federal (STF) a conversão da prisão em preventiva, alegando risco de fuga e possibilidade de ocultação de valores desviados.

De acordo com a Controladoria-Geral da União (CGU), entre 2019 e 2023 a Conafer registrou crescimento expressivo nos descontos feitos diretamente em aposentadorias e pensões do INSS, passando de R$ 400 mil para R$ 202 milhões. Segundo a Polícia Federal, o esquema envolvia o cadastramento indevido de beneficiários, com uso de assinaturas falsas, para a cobrança de mensalidades sem autorização.

Lopes, que havia sido convocado como testemunha, não apresentou habeas corpus preventivo para resguardar-se de responder às perguntas ou de ser preso. Após prestar depoimento, pagou fiança — cujo valor não foi divulgado — e foi liberado.

A CPMI do INSS apura um esquema bilionário de fraudes que teria atingido milhões de beneficiários em todo o país. Esta foi a segunda prisão decretada pela comissão. Na semana passada, o ex-diretor financeiro de empresas ligadas ao operador conhecido como “Careca do INSS”, Rubens Oliveira, também foi detido.


Publicidade



COMENTÁRIOS

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.