Seja bem-vindo
São Jerônimo, RS,02/10/2025

  • A +
  • A -
Publicidade

Aluno da Ulbra São Jerônimo é 2º lugar em Concurso de Oratória

Marcos Alberto dos Santos participou de competição envolvendo acadêmicos de Direito de todas as unidades da Ulbra no RS

Divulgação
Aluno da Ulbra São Jerônimo é 2º lugar em Concurso de Oratória Marcos Alberto dos Santos participou de competição envolvendo acadêmicos de Direito de todas as unidades da Ulbra no RS
Publicidade

O acadêmico Marcos Alberto dos Santos, do curso de Direito da Ulbra São Jerônimo, conquistou o segundo lugar no 1º Concurso de Oratória dos cursos de Direito da Ulbra no Rio Grande do Sul, uma iniciativa alusiva ao Dia do Advogado.

Publicidade

Com 48 anos e atualmente cursando o segundo semestre de Direito, Marcos é corretor de imóveis e decidiu iniciar a graduação em busca de crescimento pessoal e intelectual. Ele acredita que o conhecimento jurídico pode transformar sua trajetória profissional e também abrir novos caminhos de atuação.

— Percebi que, para prestar um serviço de excelência, era necessário um pouco mais. No Direito encontrei a oportunidade de aprender, amadurecer e, sobretudo, de poder ajudar outras pessoas. Esse curso tem significado um marco na minha vida — destacou o acadêmico.

No concurso, cada participante teve entre cinco e sete minutos para defender um tema pré-definido no regulamento. Marcos escolheu falar sobre “A Vida”, trazendo uma reflexão sobre seu valor jurídico, filosófico e social.

— Acredito que a oratória é parte essencial da formação jurídica, pois exige clareza de pensamento, organização de ideias e, acima de tudo, a capacidade de comunicar com verdade e respeito. Por isso, participar deste concurso foi uma oportunidade de amadurecimento como estudante e futuro profissional — explicou.

Ao justificar a escolha do tema, ele ressaltou a importância da vida como fundamento de todos os direitos.

— A vida é mais do que um direito garantido na Constituição, é um bem que precisa ser protegido em todas as suas dimensões. Sem a vida, nada mais existiria: não estaríamos aqui estudando, sonhando, construindo o Direito e escrevendo a nossa própria história. Foi por isso que decidi dar a ela a minha voz neste concurso — disse.

Além de Marcos, a acadêmica Patrícia Bays da Silva, também da Ulbra São Jerônimo, participou do concurso com o tema “Racismo”, reforçando a representatividade da unidade no evento.

O 1º Concurso de Oratória dos cursos de Direito da Ulbra RS ocorreu nesta segunda-feira (29/09) e contou com a presença do presidente da Aelbra, mantenedora da Ulbra, Carlos Augusto Melke Filho.

Um feito coletivo da Ulbra no Estado

Ao todo, o concurso reuniu 19 participantes. As unidades de Canoas e Torres tiveram quatro vagas cada, Guaíba contou com três vagas e São Jerônimo, Santa Maria, Cachoeira do Sul e Carazinho com duas vagas cada. Só em São Jerônimo, 10 estudantes se inscreveram para a seletiva interna, demonstrando o interesse e o engajamento dos acadêmicos.

O certame premiou o primeiro colocado com uma viagem a Portugal, para participar do Seminário de Verão da Universidade de Coimbra, uma das mais prestigiadas da Europa. Já o segundo e o terceiro lugares receberam como premiação um tablet, além de troféus entregues aos três primeiros colocados.

Para a Ulbra São Jerônimo, a conquista de Marcos mostra a força do curso de Direito e a capacidade de seus estudantes de se destacarem em um concurso que envolveu todas as unidades da Universidade no Rio Grande do Sul.

— Foi um concurso de alto nível e com muito conteúdo. Nossos candidatos, Patrícia e Marcos, foram excelentes. Eles representaram nosso Campus com muito orgulho e deram um show na tribuna. O resultado é motivo de muita alegria para todos nós, que celebramos a participação dos nossos estudantes em um evento de grande porte, reunindo representantes de todas as Faculdades de Direito da Ulbra no Estado – ressaltou o coordenador do curso de Direito da Ulbra, professor Eduardo Kucker Zaffari.

Eventos como o 1º Concurso de Oratória dos cursos de Direito reafirmam o compromisso da Ulbra em oferecer experiências que vão além da sala de aula, proporcionando aos acadêmicos oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional. A conquista de Marcos demonstra o impacto que iniciativas como essa têm na vida acadêmica, fortalecendo a formação dos futuros profissionais do Direito.


Publicidade



COMENTÁRIOS

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.