Outubro no Sul terá chuva acima da média e risco de temporais
Mês deve registrar instabilidade frequente e variações de temperatura

O mês de outubro deve ser marcado por instabilidade frequente e volumes de chuva acima da média em grande parte da Região Sul, especialmente no Rio Grande do Sul e em áreas de Santa Catarina. O encontro de massas de ar frio e quente, aliado à atuação de sistemas de baixa pressão, aumenta a probabilidade de temporais, que podem vir acompanhados de vento forte e granizo.
Temperatura
A tendência para a região é de marcas acima da média, mas sem grandes extremos no Rio Grande do Sul, onde algumas áreas podem ficar próximas dos valores históricos. A capital gaúcha deve registrar temperaturas mínimas próximas de 15 ºC e máximas ao redor de 25 ºC, de acordo com a climatologia. No Paraná, o calor deve ser mais intenso, com máximas que podem atingir ou até superar os 40 ºC em algumas cidades do Oeste, Noroeste e Norte do estado.
Massas de ar frio ainda devem atingir o território gaúcho ao longo do mês, mas de forma mais fraca e com menor frequência, trazendo noites mais amenas. No entanto, a predominância será de dias quentes, especialmente à medida que avança a primavera.
Chuva
Enquanto áreas do extremo Sul do Rio Grande do Sul e do Norte do Paraná podem registrar volumes mais próximos ou até abaixo da média, a maior parte da região terá acumulados elevados. O padrão atmosférico de outubro, um dos meses mais chuvosos do ano no Sul, reforça o risco de temporais fortes e severos ao longo do período.
COMENTÁRIOS