Seja bem-vindo
São Jerônimo, RS,17/05/2025

  • A +
  • A -
Publicidade

Gripe aviária: China e União Europeia suspendem importação de frango e ovos brasileiros

Foco da doença foi registrado em Montenegro e representa o primeiro caso do vírus em sistema de produção comercial no Brasil

Manoel Petry /Divulgação ABPA
Gripe aviária: China e União Europeia suspendem importação de frango e ovos brasileiros A medida está prevista em contrato firmado entre os dois países e é acionada automaticamente em casos como esse
Publicidade

A China e a União Europeia suspenderam, por 60 dias, as importações de carne de frango e ovos brasileiros após a confirmação, nesta sexta-feira (16/05), do primeiro caso de gripe aviária de alta patogenicidade em uma granja comercial no Brasil. A decisão, prevista em cláusulas contratuais, foi confirmada pelo ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, em entrevista à TV Centro América.

Publicidade

Fávaro explicou que a suspensão é automática sempre que há a detecção de qualquer caso de gripe aviária, como medida preventiva para a saúde pública. A China, um dos maiores compradores de carne de frango brasileira, anunciou que não fará novas compras pelo período de 60 dias, e a União Europeia também adotou a mesma medida.

A confirmação do caso de gripe aviária ocorreu em uma granja em Montenegro, na região metropolitana de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. O estado é responsável por 15% da produção e exportação nacional de aves, o que torna o impacto significativo. A área afetada foi isolada, com um decreto de emergência zoossanitária em um raio de dez quilômetros ao redor da granja, impedindo exportações durante o período.

De acordo com Fávaro, a medida pode se expandir para outros países, como Argentina, Reino Unido, Japão, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos, caso esses países também decidam suspender as importações de frango brasileiro devido à gripe aviária. No entanto, até o momento, o Brasil não recebeu notificações formais de embargos, embora o ministro considere "inevitável" que isso aconteça.

O Brasil é um dos maiores exportadores de carne de frango do mundo, respondendo por cerca de 35% das exportações globais. Fávaro acredita que o tamanho do mercado brasileiro pode ajudar a minimizar os danos, desde que o país consiga demonstrar segurança e controle sanitário. Ele acredita que se não houver novos focos da doença em outras regiões do Brasil, alguns países possam flexibilizar as restrições e continuar comprando frango brasileiro, com exceção do Rio Grande do Sul.

Em relação à produção afetada, o Ministério da Agricultura está monitorando e rastreando todas as granjas envolvidas, além de adotar medidas rigorosas de controle sanitário para evitar a disseminação do vírus. Fávaro ressaltou que, apesar dos embargos, o consumo de carne de frango e ovos no Brasil não apresenta riscos à saúde pública, já que o risco de contaminação ocorre apenas em pessoas que manuseiam aves infectadas.

A situação da gripe aviária tem gerado preocupações em diversos países, incluindo os Estados Unidos, onde a indústria avícola foi fortemente impactada desde 2022, com a morte de milhões de aves.

O governo do Rio Grande do Sul deve divulgar em breve uma lista com os países que impuseram restrições e esclarecer se as suspensões afetarão toda a produção brasileira ou se serão restritas às exportações do estado.



Publicidade



COMENTÁRIOS

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.