Grêmio vence o Vasco e deixa a zona de rebaixamento do Brasileirão
Partida foi disputada sob muita chuva na Arena Condá, em Chapecó

O Grêmio venceu o Vasco por 1 a 0 em jogo válido pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro. A partida, disputada na Arena Condá, em Chapecó/SC, sob forte chuva, aconteceu neste domingo (28/07) às 19h. Com o gol de Soteldo, o Tricolor garantiu a vitória e subiu na tabela de classificação, saindo da zona de rebaixamento.
O primeiro desafio do jogo foi identificado antes mesmo do início da partida: a chuva forte, que prejudicou as condições do gramado. As melhores chances do Grêmio na primeira etapa foram protagonizadas por Soteldo e Cristaldo. O Vasco tentou responder com Philippe Coutinho e Vegetti, mas nenhum dos times abriu o placar.
O adversário foi quem chegou primeiro na etapa inicial, com David e Mateus Carvalho. Aos 11, a primeira chance tricolor veio em chute de Villasanti, seguido de tentativa de Soteldo após lançamento de Pavon. Aos 15, cobrança de falta de Cristaldo resultou em defesa de Léo Jardim. No rebote, a bola bateu na defesa adversária e quase entrou no gol.
Os momentos seguintes foram de domínio do Grêmio. Cristaldo e Pavon tiveram as melhores oportunidades. Aos 28, foi a vez do Vasco tentar, com chute de fora da área de Philippe Coutinho, que parou em Marchesín.
O Tricolor seguia pressionando. Aos 41, após cobrança de escanteio do Vasco, Vegetti cabeceou na trave. No contra-ataque do Grêmio, Pavon chutou a gol, mas o goleiro adversário defendeu.
Antes do fim da primeira etapa, o goleiro vascaíno ainda teve mais trabalho. Aos 44, com Soteldo em chute no meio da área, e aos 45, por duas vezes, com Cristaldo.
No segundo tempo, o Grêmio voltou mostrando vontade. Logo aos dois minutos, Pavon teve uma chance na pequena área, seguida por Cristaldo, ambas para fora. A resposta do Vasco veio aos 9 minutos, com Payet, que arriscou de pé esquerdo.
Dois minutos depois, foi a vez do Tricolor, que não desperdiçou. Em contra-ataque, Pavon encontrou Soteldo com um passe pela esquerda. O venezuelano avançou em velocidade e chutou com categoria, cruzado, para abrir o placar. Grêmio 1 x 0 Vasco.
A partida seguiu sem novas grandes chances e aos 26 minutos, o técnico Renato Portaluppi promoveu suas primeiras alterações. O atacante Pavón deu lugar ao também atacante Gustavo Nunes.
Após algumas chances vascaínas, o comandante gremista fez novas substituições. Um dos reforços da temporada, o atacante Arezo, entrou no lugar do meia Cristaldo, que saiu ovacionado pela torcida tricolor.
O jogo continuou muito disputado no meio de campo, sem muita efetividade de ambos os ataques. Já nos acréscimos, as últimas trocas do Grêmio: o lateral direito Fábio entrou no lugar do volante Villasanti; o volante Pepê substituiu Dodi; e o zagueiro Natã entrou no lugar do lateral direito João Pedro.
Com o resultado, o Grêmio subiu para a 16ª posição na tabela e saiu da zona de rebaixamento. O Tricolor tem 18 pontos em 18 jogos, com duas partidas atrasadas ainda a serem disputadas. O próximo desafio do Imortal será na quarta-feira, 31, às 21h30, contra o Corinthians, pela Copa do Brasil. O jogo acontecerá na Neo Química Arena, em São Paulo, pela ida das oitavas de final da competição.
Pelo Brasileirão, o próximo adversário gremista é o Athletico Paranaense, no domingo, 4, às 16h, na Ligga Arena, em Curitiba/PR.
CAMPEONATO BRASILEIRO – 20ª RODADA
Grêmio 1
Marchesín; Jamerson, Kannemann e Rodrigo Ely; João Pedro (Natã), Villasanti (Fábio), Dodi (Pepê) e Reinado; Cristaldo (Arezo), Soteldo e Pavón (Gustavinho). Técnico: Renato Portaluppi.
Vasco 0
Léo Jardim; Paulo Henrique (Puma Rodríguez), Maicon (GB), Léo e Lucas Piton (Leandrinho); Hugo Moura, Mateus Carvalho, Coutinho (Payet), David, Emerson Rodríguez (Robert Rojas) e Vegetti. Técnico: Rafael Paiva.
Árbitro: Paulo Cesar Zanovelli.
Local: Arena Condá, em Chapecó.
Gol: Soteldo.
COMENTÁRIOS