Área da usina termelétrica de Charqueadas é cedida à Prefeitura Municipal
Local deverá abrigar um centro administrativo e, possivelmente, um museu

Na tarde desta quarta-feira (17/07), o secretário de Planejamento e Gestão de Projetos, Ronaldo Vieira Cabral, recebeu de representantes da empresa Engie Brasil o documento de cessão de uso ao município da área da antiga Usina Termelétrica de Charqueadas (UTCH). No local deverá ser instalado um centro administrativo, uma central de veículos, oficina e almoxarifado, além de outros departamentos que atualmente ocupam prédios locados. Futuramente, o local também poderá abrigar um auditório para eventos e um museu.
Segundo o secretário, o novo espaço não apenas centralizará operações, mas também economizará recursos ao eliminar a necessidade de aluguéis de imóveis.
— A cessão deste espaço é um sonho antigo que finalmente está se tornando realidade. Houve muitos obstáculos ao longo dos anos, incluindo impedimentos burocráticos e falta de interesse, mas estamos orgulhosos de ver este projeto avançar — afirmou Cabral.
A Usina Termelétrica de Charqueadas foi desativada em novembro de 2016, depois de 54 anos de operação, devido à obsolescência técnica dos equipamentos e a baixa eficiência da unidade. Com o fechamento da Usina de Arroio dos Ratos, em 1956, e de São Jerônimo, em 2013, Charqueadas era a última usina a carvão em funcionamento na Região Carbonífera.
O demanche começou em 2018. Na época, em nota ao Portal de Notícias, a Engie Brasil informou que aguardava o término do processo de desativação e descomissionamento da usina para, em seguida, decidir o destino dos imóveis da companhia no município de Charqueadas.
Desde 2018, lideranças locais pretendiam a cedência do local para a implantação de projetos culturais. Na época, a vereadora Rosângela Dornelles (PT) acionou a ONG Defender para que intercedesse na preservação do patrimônio histórico industrial carbonífero, já que a usina estava sendo desmanchada. Um grupo espanhol também demonstrou interesse na área para instalar uma usina de energia solar, com capacidade para gerar 72 MW, mas nenhum projeto teve andamento.
COMENTÁRIOS