Seja bem-vindo
São Jerônimo, RS,02/05/2025

  • A +
  • A -
Publicidade

Projeto da Scala Data Centers se expande de Eldorado do Sul para Charqueadas

Protocolo de intenções foi assinado entre a empresa, o governo do RS e a Prefeitura de Charqueadas na terça-feira

Alexandre Farina/Sedec
Projeto da Scala Data Centers se expande de Eldorado do Sul para Charqueadas Protocolo de intenções foi assinado entre a empresa, o governo estadual e a Prefeitura de Charqueadas
Publicidade

A Scala Data Centers ampliou seu ambicioso projeto Scala AI City — conhecido como “cidade de data centers” — para incluir também o município de Charqueadas. Inicialmente previsto apenas para Eldorado do Sul, o empreendimento passou por uma reconfiguração territorial, oficializada na terça-feira (30/04) com a assinatura de um protocolo de intenções entre a empresa, a Prefeitura de Charqueadas e o governo estadual, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec).

Publicidade

O acordo estabelece que a Scala será responsável pelos investimentos e pela construção da infraestrutura, além de ações de responsabilidade social. Já a Prefeitura de Charqueadas se compromete a apoiar os fornecedores envolvidos, integrar o projeto às estratégias locais e atuar junto aos órgãos municipais com o suporte do Estado.

Em 2024, Eldorado do Sul já havia firmado protocolo semelhante e sancionado uma lei que viabiliza a instalação da estrutura. Agora, com a adesão de Charqueadas, o projeto ganha ainda mais dimensão.

Durante a assinatura, o prefeito em exercício de Charqueadas, André Sippel, afirmou que o empreendimento terá impactos positivos significativos para a economia local, com geração de empregos e atração de novos investimentos. Para ele, o projeto também representará um avanço na modernização do município.

O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo, destacou que o investimento reforça o papel do Rio Grande do Sul como polo estratégico em infraestrutura digital e inteligência artificial.

Com um investimento inicial de R$ 3 bilhões, a Scala planeja instalar no local o primeiro distrito industrial de data centers do Brasil. Mesmo com a ampliação para Charqueadas, o aporte inicial será mantido. No entanto, caso a capacidade total seja alcançada, os investimentos podem chegar a R$ 500 bilhões ao longo de até 20 anos. A expectativa é que o complexo atinja potência de 4,5 mil MW — o equivalente a cerca de um terço da capacidade da usina de Itaipu.

As primeiras etapas incluem compra de terrenos, construção de uma subestação de energia, infraestrutura de apoio e os primeiros blocos de data centers. A capacidade inicial de processamento será de 54 MW, voltados para aplicações em nuvem e inteligência artificial. Ao final do projeto, o complexo também contará com hotel, faculdade e centro de convenções.

O projeto utiliza a arquitetura FutureProof, voltada para cargas intensivas de IA, com racks que suportam até 150 kilowatts — bem acima da média de 20 kW para data centers tradicionais. Também será adotado o sistema liquid cooling, que utiliza fluido refrigerante para oferecer maior eficiência energética.


Publicidade



COMENTÁRIOS

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.