Seja bem-vindo
São Jerônimo, RS,29/04/2025

  • A +
  • A -
Publicidade

INSS devolverá em maio descontos ilegais de aposentadorias feitos em abril

Entidade afirma que já foram suspensas todas as cobranças futuras, liberando os segurados de descontos. Cobranças anteriores serão estudadas caso a caso

Rafa Neddermeyer / Agência Brasil
INSS devolverá em maio descontos ilegais de aposentadorias feitos em abril INSS devolverá em maio descontos ilegais de aposentadorias feitos em abril
Publicidade


Publicidade

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou que aposentados e pensionistas que tiveram desconto de mensalidade associativa não autorizado no contracheque de abril terão o dinheiro devolvido na próxima folha de pagamento (maio) e as demais mensalidades já foram descontinuadas. O valor será depositado diretamente na conta do aposentado ou pensionista no respectivo dia de pagamento.

O INSS afirma ainda que já foram suspensos também todos os Acordos de Cooperação Técnica (ACT) com entidades e associações em vigor. Dessa forma, os segurados não precisam solicitar o cancelamento, nem precisam ir até uma agência do INSS.

A devolução dos descontos associativos não reconhecidos pelos beneficiários – ocorridos antes de abril de 2025 – serão avaliados por grupo da Advocacia Geral da União (AGU) que tratará do tema.

Alerta de golpe

O INSS fez um alerta para que aposentados e pensionistas que fiquem atentos, porque já há golpistas abordando as pessoas com a oferta para agilizar devolução de mensalidade descontada. O Ministério da Previdência Social pede para que ninguém acesse links enviado por e-mail, aplicativo de mensagem, ou outro meio, informando sobre “ressarcimento de descontos de mensalidades associativas”.

Para entender o caso

Na última quarta-feira (23), a Polícia Federal deflagrou a Operação Sem Desconto para apurar um esquema que teria causado prejuízo de R$ 6,3 bilhões em descontos associativos não autorizados por aposentados e pensionistas.

Na sexta-feira, o INSS divulgou uma lista das entidades que estão sendo investigadas pela Controladoria-Geral da União (CGU). Estão entre as investigadas as seguintes entidades: Contag; Sindnapi; Ambec; Conafer; AAPB; AAPPS Universo; Unaspub; APDAP PREV (antiga Acolher); ABCB/Amar Brasil; CAAP, e AAPEN (antiga ABSP).


Publicidade



COMENTÁRIOS

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.