ONG Amamos Focinhos interna em Guaíba cão atropelado por máquina da Prefeitura de São Jerônimo
Administração municipal diz que vai investigar a omissão de socorro ao animal, atropelado pela manhã e que só teve atendimento no final da tarde

Na manhã de quarta-feira, 17, um cachorro foi atropelado por uma máquina da Prefeitura Municipal, que trabalhava na Rua Apolinário Marques de Souza, no Bairro São Francisco, em São Jerônimo. O animal não foi socorrido no momento do acidente, tendo recebido os primeiros socorros somente depois que Juliana Daniel, da ONG Amamos Focinhos, assumiu o caso, já no final tarde. Ao anoitecer desta quinta-feira, 18, o animal, que recebeu o nome de Jerônimo, teve complicações e precisou ser internado na cidade de Guaíba.
Segundo nota da Prefeitura Municipal publicada na tarde desta quinta-feira, 18, apesar de o atropelamento ter ocorrido pela manhã do dia 17, o animal só foi socorrido depois das 16 horas, por Paulo Roberto da Silva Pires, Assessor de Proteção Animal que trabalha no Canil Municipal. Ainda segundo a nota, a médica que presta serviços ao Município, Gracieli Dornelles, estava atendendo na cidade de Butiá e só retornaria no final da tarde, estando impossibilitada de fazer o atendimento. “Em torno das 18 horas, o funcionário Paulo já estava com o cão a caminho da Veterinária Gracieli, quando foi abordado pela presidente da ONG Amamos Focinhos, que pegou o cão e o levou para atendimento em Charqueadas (...). Estamos investigando a demora e porque não foi prestado o devido socorro ao animal. Já está sendo aberto o processo administrativo para averiguar a situação do fato e serão tomadas todas as devidas providências legais e caso comprovada, inclusive punições aos responsáveis”, diz a nota (leia a íntegra no final da matéria).
Ainda na tarde de quarta-feira, Juliana Daniel, da ONG Amamos Focinhos, já questionava nas redes sociais o fato do animal não ter sido atendido, apesar de o Município ter uma veterinária concursada. Nesta quinta-feira, Julina revelou ao Portal de Notícias como foi o caso e porque levou o animal para a cidade de Charqueadas, onde ele passou por uma cirurgia e, no final do dia, precisou levado para internação na cidade de Guaíba. Juliana também contestou a nota da Prefeitura e disse que quando o animal lhe foi entregue, ele estava indo para o Canil e não para a Verterinária.
- Cheguei de Porto Alegre por volta às 17h30min, pois tinha cães pra visitar em São Jerônimo, casos que estou cuidando na rua. Como ia demorar, parei no Mercado Sagini e estava fazendo um lanche. Foi quando passou a carroça do Paulo, funcionário do canil, saindo do Bairro São Francisco, que fica em frente ao Mercado. Ele me viu e começou a gritar ‘doutora, doutora, olha aqui!’. Eu fui em direção à carroça e vi esse cão com a boca despedaçada. Ele disse que tinha ido, perto do meio-dia, na Prefeitura e que lá disseram que não conseguiram veterinário e que ele levasse o cão pro Canil Municipal que após às 19 horas, quando a Gracieli chegasse iria vê-lo. Ele contou que o cão foi atropelado pela máquina da Prefeitura no turno da manhã. Então eu disse que ele não poderia ter ficado todo esse tempo sem analgesia e atendimento de urgência e, ainda, que esta veterinária não teria estrutura de clínica para fazer a cirurgia que ele precisava. Pedi que ele colocasse no meu carro e levei para Charqueadas, onde todos sabem tem vários veterinários que atendem todos os dias o dia todo – revela.
Segundo Juliana, o atendimento foi prestado pela VetClínica, que realizou uma cirurgia de emergência no animal. Depois, o cão passou a noite na casa de Juliana, mas quando passaram os efeitos da anestesia ele se agitou e arrancou a sonda e os pontos. Nesta quinta-feira a cirurgia foi refeita e colocado um colar de proteção. No entanto, no final da tarde, o animal teve novas complicações.
- Agora acordou e arrancou tudo novamente e me machuquei fazendo força para contê-lo e não deixar arrancar pontos e sonda. Falei com a veterinária e ela indicou internação, que será feita em Guaíba – disse Juliana, enquanto se preparava buscar atendimento para o animal naquela cidade.
Ainda segundo Juliana, todos os atendimentos médicos prestados aos animais são pagos com doações. Ao assumir um caso ele é divulgado e a ONG arrecada o valor das despesas.
- Os custos desta internação em Guaíba serão cobertos com um pouco de dinheiro que a ONG tem em caixa e que seria utilizado para aquisição de ração para os animais do abrigo. Posteriormente, arrecadaremos para as rações – revela Juliana.
NOTA DA PREFEITUIRA DE SÃO JERÔNIMO
Caso do Cão ferido por máquina da prefeitura
Viemos a público esclarecer o caso do cão que foi ferido por uma de nossas máquinas que trabalhava na rua Apolinário Marques de Souza. O acidente ocorreu quando o motorista estava dando ré na máquina e face à isso não viu o cão, uma triste fatalidade que poderia ter acorrido com qualquer um. Nesse momento o cão teria sido recolhido por uma moradora local.
A administração foi informada do fato às 15h00min, do dia 17/01/2018 através do funcionário Paulo Roberto da Silva Pires, Assessor de Proteção Animal que trabalha no Canil Municipal, e que foi no local onde estava o animal ferido. Em seguida o funcionário veio a prefeitura em busca de uma solução para o incidente. Prontamente, a Secretária de Administração o instruiu a socorrer o animal enquanto procuraria atendimento veterinário para o mesmo.
O atropelamento aconteceu pela manhã, porém somente as 16h30min chegou ao conhecimento da administração. Estamos investigando a demora e porquê não foi prestado o devido socorro ao animal. Já está sendo aberto o processo administrativo para averiguar a situação do fato e serão tomadas todas as devidas providências legais e caso comprovada, inclusive punições aos responsáveis.
Foi solicitada a ajuda da ONG Aprobem, para conseguir o contato de médicos veterinários que pudessem prestar o pronto atendimento, uma vez que a Dra Gracieli Dornelles, estava em atendimento veterinário na cidade de Butiá, distante 33,8 km de São Jerônimo e só retornaria a cidade às 19h, não conseguindo assim atendimento imediato ao animal. Em torno das 18 horas, o funcionário Paulo já estava com o cão a caminho da Veterinária Gracieli, quando foi abordado pela presidente da ONG Amamos Focinhos, que pegou o cão e o levou para atendimento em Charqueadas.
Gostaríamos de esclarecer, também, que a administração da Prefeitura de São Jerônimo apoia a causa animal. Somos o único munícipio na região que dispõem de canil municipal, para abrigar animais abandonados. Lembramos que, junto com a ONG Amamos Focinhos, foram arrecadados materiais de construção e com mão de obra pública foram realizadas reformas no atual Canil Municipal. Doações feitas pela comunidade ao Canil.
A administração municipal entrou em contato com a Dra Patrícia Radl da VetClínica de Charqueadas, onde o cão está internado, para buscar informações e dar andamento na resolução do problema. A Prefeitura arcará com todos os custos do tratamento do cão.
O Gabinete do Prefeito está sempre aberto a comunidade Jeronimense para esclarecimento de toda e qualquer dúvida.
COMENTÁRIOS