Previsão de temporal coloca o RS em alerta de perigo nesta quinta-feira
Instabilidade deve atingir todo o Estado, com maior risco nas regiões central e norte; volumes podem chegar a 100 mm
Instabilidade deve atingir todo o Estado, com maior risco nas regiões central e norte; volumes podem chegar a 100 mm O Rio Grande do Sul está em alerta para a ocorrência de temporais nesta quinta-feira (29/01). A instabilidade avança por todo o Estado, mas há indicação de maior perigo em áreas específicas, conforme aviso emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Há risco de temporais em pontos do Oeste, Missões, Noroeste, Centro e Norte do território gaúcho, ao menos até o fim da manhã. Nessas regiões, os acumulados de chuva podem chegar a 100 milímetros, além da possibilidade de rajadas de vento intensas e queda eventual de granizo.
No extremo norte do Estado, o nível de atenção permanece até as 10h de sexta-feira (30/01), com previsão de chuva mais frequente entre a tarde e a noite. A instabilidade é favorecida pela combinação de alta umidade, aquecimento e oscilações atmosféricas.
Apesar de uma leve redução nas temperaturas em relação aos últimos dias, o calor ainda deve predominar, especialmente nos períodos de abertura de sol.
Para a Região Carbonífera, a previsão é de sol com muitas nuvens e pancadas de chuva à tarde. Muitas nuvens à noite, sem chuva. As temperaturas variam entre 22°C e 28°C.
Para a sexta-feira (30/01) e o sábado (31/01), a previsão indica a continuidade da instabilidade, com pancadas de chuva irregulares ao longo do dia. A infiltração de umidade mantém a nebulosidade, principalmente na metade leste do Estado.
Nesses dias, a chuva tende a ocorrer com intensidade fraca a moderada, sem indicativo de temporais generalizados. As temperaturas devem ficar um pouco mais amenas nas áreas com maior cobertura de nuvens, embora o calor ainda apareça em momentos de sol.






COMENTÁRIOS